Grupo especializado em furtos de celulares em festas é preso no DF – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Grupo especializado em furtos de celulares em festas é preso no DF

Um dos integrantes furtaram celular avaliado em R$ 13 mil nas proximidades do Taguaparque

Foto: Divulgação/PCDF

Policiais civis da 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires) deflagraram, no último sábado (12/3), a Operação Fireball, que resultou na prisão de integrantes de uma organização criminosa especializada em furtos de celulares em festas e eventos.

De acordo com a PCDF, a ação ocorreu após a prisão de um homem, de 27 anos, morador da Cidade Ocidental. Ele foi detido depois de ter participado do furto do celular de um homem, 23 anos, em uma festa nas proximidades do Taguaparque.

O suspeito puxou conversa com a vítima no momento em que ela saía do banheiro. Em seguida, uma comparsa, 24 anos, moradora de Ceilândia, enfiou a mão no bolso e roubou o telefone, avaliado em R$ 13 mil.

O proprietário do celular percebeu a tentativa de furto, segurou o braço da mulher e o autor interveio na ação. Aproveitando a distração, a comparsa fugiu com o aparelho. O homem também tentou fugir, mas foi autuado por furto.

Algum tempo depois, outro indivíduo, de 27 anos, foi à unidade policial e questionou sobre a prisão do envolvido. Durante a revista pessoal do homem, que acompanhava o autor na festa, os agentes localizaram um celular e encontraram uma foto de quatro ou cinco celulares do tipo smartphone.

Percebendo que se tratava da atuação de um grupo especializado, os policiais informaram os fatos à 38ª DP, delegacia responsável pelos crimes praticados no Taguaparque, que assumiu a investigação.

Prisão

Após as investigações, os agentes, com o apoio da Divisão de Inteligência Policial (Dipo), identificaram e localizaram a mulher responsável pela subtração do aparelho. Ela estava nas proximidades da 8ª Delegacia de Polícia (SIA) com outro integrante do grupo, um homem, de 21 anos.

Os agentes apuraram que eles teriam ido ao local com o homem, de 27 anos, que foi detido na delegacia com a foto de smartphones no celular. Durante revista pessoal, os agentes constataram que o casal estava na posse de três celulares.

Os policiais também localizaram a chave de um veículo que tinha, no chaveiro, a ferramenta de ejeção de chip do smartphone. Outros três aparelhos de celular foram localizados em uma residência, após a apuração.

Na delegacia, a vítima reconheceu a mulher como sendo a responsável pelo furto do aparelho e informou que o homem de 21 anos também a auxiliou na ação, tendo facilitado a fuga durante a confusão.

De acordo com as investigações, os suspeitos, logo após a subtração dos aparelhos, retiravam os os chips do celular, com a chave ejetora existente no chaveiro do carro, para tentar impedir o rastreamento.

Os autores foram presos pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado. As penas, somadas, podem alcançar os 11 anos de prisão. O celular furtado na festa não foi recuperado.