Ibaneis cancela festa de Réveillon após avanço da variante Ômicron – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Ibaneis cancela festa de Réveillon após avanço da variante Ômicron

Informação foi publicada nas redes sociais do chefe do executivo local nesta terça-feira (30/11)

Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu cancelar a festa de Réveillon de 2022 na capital federal. A informação foi publicada nas redes sociais do chefe do executivo local nesta terça-feira (30/11).

De acordo com Ibaneis, a suspensão do evento se deu após o avanço da variante Ômicron, de origem africana. No último dia 23, cientistas começaram a chamar a atenção para uma nova cepa com grande número de mutações, algumas descritas como “terríveis”. Até o momento, não houve confirmação de casos no Brasil e nem no DF.

“Nós avançamos muito no enfrentamento da doença e não podemos arriscar um retrocesso neste combate. Peço que todos observem os cuidados recomendados, especialmente neste momento de incerteza, até que possamos retomar a vida normalmente”, informou o governador.

Nessa segunda-feira (29/11), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM-BA), anunciou o cancelamento do Réveillon na capital baiana. No mesmo dia, São Luís e João Pessoa também decidiram suspender as festas de fim de ano.

Variante de preocupação, diz OMS

A nova variante foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “de preocupação” na última sexta-feira (26/11). No entanto, a entidade ressaltou que várias semanas serão necessárias para compreender o nível de transmissão e a virulência da nova variante do coronavírus, identificada como B.1.1.529.

A ômicron tem uma proteína de espigão diferente daquela do coronavírus original, na qual se baseiam as vacinas contra Covid-19. Diante dessa situação, aumenta a preocupação de que a nova cepa possa “escapar” da proteção dos imunizantes.

Os especialistas trabalham para entender de fato o quanto a nova variante é mais transmissível, mais agressiva ou se pode superar parcialmente o efeito protetor das vacinas disponíveis.