Ibaneis Rocha promete melhorar segurança e capacitação para entregadores de aplicativos – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Ibaneis Rocha promete melhorar segurança e capacitação para entregadores de aplicativos

Categoria conta com cerca de 20 mil trabalhadores no DF e vai receber aulas do Detran e capacitação do Sebrae

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Em um almoço com cerca de 200 motofretistas e entregadores de aplicativos, nesta quinta-feira (23/6), o governador Ibaneis Rocha prometeu melhores condições de trabalho e segurança para esses profissionais.

A categoria reúne aproximadamente 20 mil desses trabalhadores do DF e Entorno, responsáveis por levar alimentação, medicamentos, encomendas, entre outros, até a residência das pessoas.

“É uma categoria que faz parte do nosso dia-a-dia, com suas entregas, sua dedicação. E que não parou de trabalhar ao longo da pandemia. Nosso objetivo é oferecer mais condições de trabalho aos entregadores e que possam levar muito mais melhorias para suas casas”, disse o chefe do Executivo local.

O governo doou equipamentos de proteção contra a covid-19 como máscaras e álcool em gel para que eles pudessem trabalhar em um período em que grande parte dos estabelecimentos estiveram fechados.

“Foi um momento bem complicado, mas o governo primeiramente nos reconheceu como uma categoria essencial e pudemos ajudar a girar a economia da cidade”, observou o motofretista Alessandro Conceição, conhecido como Sorriso.

“Além disso, recebemos itens de proteção e até marmitas em determinado momento. Isso tudo foi de fundamental importância para continuarmos nas ruas”, destacou o profissional, que dirige a Associação de Motofretistas Autônomos e Entregadores de Aplicativos do DF (Amaedf).

Treinamento para uma direção mais segura

Segundo o vice-governador Paco Britto, presente ao encontro, os entregadores vão receber em breve capacitação do Detran e do Sebrae para exercerem o ofício com mais qualidade.

“O Detran vai oferecer aulas de direção segura. E estamos conversando com o Sebrae para qualificar esses profissionais e que eles possam receber um certificado, assim como é feito em São Paulo”, revelou.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Thiago Nascimento, o objetivo é iniciar no segundo semestre as primeiras turmas de um curso de pilotagem defensiva para todos os motofretistas credenciados.

“Estamos buscando parcerias com o Sest/Senat para viabilizar isso. Esses profissionais precisam de toda segurança para trabalhar da melhor forma possível, principalmente no período de chuva”, frisou. “Com isso, diminuímos o número de acidentes com motociclistas, de acidentes fatais. Isso é uma prioridade para o GDF”, concluiu o diretor.