Da redação
Do Mais Brasília

Inmet prevê semana de muito frio em Brasília

Nesta terça-feira (29/6), a temperatura mínima foi de 7ºC na região de Águas Emendadas, em Planaltina

inverno
Foto: Agência Brasil

Os brasilienses estão sentindo na pele o frio que se instalou pela capital federal. No último domingo, o DF registrou o dia mais frio do ano, quando os termômetros no Gama e em Planaltina chegaram a 6°C. Na segunda-feira (28/6), a menor temperatura notificada foi de 9°C.

Nesta terça-feira (29/6), os termômetros assinalaram 7°C no Distrito Federal, na estação de Águas Emendadas, em Planaltina. No Plano Piloto, a temperatura chegou a 11ºC. Ao longo do dia, a temperatura máxima ficou em torno de 24ºC em Brasília. Já a umidade relativa do ar chegou a 90% ao longo da manhã, e pode chegar a 25%, no DF.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),  as baixas temperaturas desta época do ano são impulsionadas pelo clima seco. A massa de ar seco não deixa formar nuvens no céu. Sem elas, há perda de radiação. O calor do dia vai embora rapidamente, quando anoitece.

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, a frente fria deve parar de atuar na cidade entre quinta-feira (1/7) e sexta-feira (2/7). “Estamos sobre a atuação de uma massa de origem polar forte, já até nevou no Sul, em Santa Catarina. Aqui, no DF, não vai chegar a esse ponto, mas ela é bem intensa e faz com que haja uma queda de temperatura. Hoje, já está com esse frio no ar em função dessa massa. Lá pra quinta-feira, ela começa a perder a intensidade. Começou no domingo passado e essa semana será uma das mais frias no DF”, ressalta.

A Defesa Civil emitiu um alerta sobre os riscos de frio intenso nesta semana, lembrando a importância de cuidados redobrados com crianças, idosos e pets.