Instituto de Qualidade libera uso das doses congeladas da Janssen no DF

De acordo com INCQS. uso dos imunizantes é seguro. As vacinas serão usadas em sua maioria para vacinação dos professores da rede pública

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) autorizou a aplicação das 40,1 mil doses da vacina Janssen contra a Covid-19 que chegaram congeladas na manhã deste sábado (3/7).

Os imunizantes estavam fora da temperatura recomendada na Rede de Frio Central e como não havia informação se poderiam ser usados, foram mantidos na temperatura recomendada pela fábrica até que um parecer do Instituto fosse realizado.

Neste sábado, o Distrito Federal recebeu mais 77.850 doses de vacinas. Além da Janssen, também chegaram 37.750 vacinas da Fiocruz, que fabrica no Brasil a vacina da farmacêutica AstraZeneca.

De acordo com INCQS, os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório produtor ao órgão, e segundo as informações que foram prestadas pelos técnicos da Rede de Frio Central sobre a ocorrência, o instituto considerou que o imunizante não perdeu a estabilidade e liberou para uso.

Após o resultado da análise, o Comitê Gestor Operacional da Vacinação Contra a Covid-19 decidiu que o uso ocorrerá da maneira que estava programada inicialmente:

  • 20 mil vacinas Janssen para finalização do grupo de trabalhadores da educação da Rede Pública até o Ensino Médio;
  • 16 mil vacinas Janssen para população privada de liberdade;
  • 1,5 mil Janssen para a população de rua;
  • 1,4 mil Janssen para os catadores de recicláveis;
  • 37.750 doses da AstraZeneca para a segunda dose.

A vacinação dos grupos acima ocorrerá por meio de lista para os professores e os demais com vacinação feita por equipes volantes. Os imunizantes serão aplicados na próxima semana em dias e locais que ainda serão divulgados.

Agendamento

A população com 44 anos ou mais já pode agendar a vacinação pelo site vacina.saude.df.gov.br. O agendamento foi aberto às 10h deste sábado. São 39.760 vagas destinadas para as faixas etárias, sendo 32.760 doses da vacina Pfizer-BioNTech recebidas na sexta-feira (2/7). As outras 7 mil vagas de remanejamentos.

Também foram abertas outras mil vagas para atender o grupo de pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais.

Sair da versão mobile