Justiça manda soltar Fernanda Gabriela, presa por tentar matar o marido, Durval Barbosa, delator na Caixa de Pandora no DF
Fernanda Gabriela, esposa de Durval, estava presa desde o dia 19 de setembro de 2022, por tentar matar o marido
A Justiça do Distrito Federal mandou soltar Fernanda Gabriela de Jesus Souza, de 26 anos, esposa de Durval Barbosa, ex-delegado de Polícia Civil do Distrito Federal e delator na Operação Caixa de Pandora, deflagrada em novembro de 2009, pela Polícia Federal, para investigar a suposta distribuição de recursos ilegais à base aliada do Governo do Distrito Federal.
À época, o ex-delegado Durval Barbosa era secretário de Relações Institucionais do GDF e aceitou colaborar com a Operação Caixa de Pandora, em troca de uma punição mais branda em outro caso de corrupção, revelado pela Operação Megabyte, ainda na gestão de Joaquim Roriz.
Fernanda Gabriela, esposa de Durval, estava presa desde o dia 19 de setembro de 2022, por tentar matar o marido. O mandado de soltura, assinado pela juíza Nayrene Souza Ribeiro da Costa, foi expedido nesta terça-feira (25).
Na decisão, a juíza considerou que Fernanda Gabriela é de “baixa periculosidade haja visto quadro controlado com uso adequado de medicamentos”. Familiares da mulher, à época do crime, informaram à Justiça e à imprensa que ela estava em tratamento psiquiátrico.
Apesar de estar liberada do cárcere, a decisão judicial impõe algumas condições – medidas cautelares – para que Fernanda permaneça em liberdade: ela está proibida de manter contato com Durval Barbosa e de frequentar a residência dele; a cada dois meses ela deve prestar contas à Justiça das atividades que realiza, tais como, tratamentos médicos.
“Fica a ré advertida de que o descumprimento das obrigações impostas, poderá acarretar a decretação da sua prisão preventiva”, diz a decisão.