Do Mais Brasília

Maio Amarelo revela que 1,8 mil motoristas foram autuados por dirigir embriagados

Balanço divulgado pelo Detran-DF representa uma média de 58 motoristas flagrados diariamente sob influência de álcool

Detran-DF apreende 16 veículos
Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou o balanço das ações de educação, fiscalização e engenharia de trânsito durante o Maio Amarelo 2021.

Segundo um levantamento preliminar do Órgão, apenas no mês de maio, Detran-DF, DER-DF e PMDF registraram 1.806 autuações de motoristas por conduzir veículo sob a influência de álcool. Uma média de 58 motoristas flagrados diariamente.

Ao todo, foram realizadas 402 blitzes em diversas regiões do Distrito Federal, cerca de  1.752 patrulhamentos, 325 operações com foco em estacionamento irregular e 38 ações para coibir motociclistas que utilizam o veículo com escapamento alterado.

Na parte de educação no trânsito, o Detran-DF ressaltou que foram realizadas 86 ações educativas como contações de histórias em escolas, minipalestras em ações de rua e repentistas nos bares da cidade.

No quesito engenharia de trânsito, o balanço mostrou que foram colocadas 417 novas placas e implantados 3.500m² de sinalização horizontal, que incluem pintura de quebra-molas, faixas de pedestres, faixas de retenção, eixo de vias, estacionamentos, vagas especiais e zebrados, em diversas regiões do DF.

Maio Amarelo

O movimento mundial Maio Amarelo foi iniciado em 2014 com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo. Neste ano o tema foi “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”.