Do Mais Brasília

Operação conjunta realizada em Brazlândia coíbe crimes e infrações de trânsito

Motoristas embriagados, simulacro de arma de fogo e 250 autuações no trânsito são resultados da ação

Uma operação realizada pelas Forças de Segurança do Distrito Federal entre 19h de sexta-feira (4/6) e a madrugada de sábado (5/6), em Brazlândia coibiu crimes na região e diversas infrações de trânsito. A ação foi realizada ao longo da BR-080 e nas rodovias DF-430, DF-533 e DF-180. Ao todo, cinco pontos de bloqueio foram instalados.

Dois motoristas foram flagrados dirigindo sob influência de álcool. Em um dos casos, o homem de 40 anos, foi submetido ao teste do bafômetro que acusou o índice de 0,78 mg/L, mais que o dobro necessário para ser enquadrado em crime de trânsito. No momento da abordagem, ele ainda xingou os policiais e foi conduzido para a delegacia por embriaguez ao volante e desacato. No outro caso, o motorista de 33 anos foi flagrado no teste com 0,44mg de álcool por litro de ar. Ele também vai responder por crime de trânsito.

Durante todo o tempo de fiscalização mais de 500 carros foram abordados. Ao todo, 250 autos de infração foram lavrados. De acordo com a equipe, as infrações mais verificadas foram falta de habilitação, falta ou inoperância de equipamento obrigatório e recusa ao teste do etilômetro – 72 condutores se negaram a fazer o teste. Além disso, 29 veículos foram removidos ao depósito por possuírem irregularidades.

Apreensão

De acordo com a PRF, durante as abordagens, foi encontrado um simulacro de arma de fogo escondido em um veículo. A arma, fabricada originalmente para o esporte de ação, não possuía marca laranja que indicar que o acessório não é uma arma de fogo.

Participaram da operação cerca de 75 agentes e policiais. Houve apoio de cães farejadores da PRF e também foram utilizados drones para identificar suspeitos.

Sobre a ação

Em sua 7ª edição, a Operação Força Conjunta é uma parceria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O objetivo da operação é combater os diversos tipos de crime, inclusive no trânsito, que ocorrem no Distrito Federal.

Outras seis edições foram realizadas nas regiões do Gama, Sobradinho, Samambaia, Planaltina, Ceilândia e São Sebastião. As operações ocorrem desde 2020.

Op. Força Conjunta

Foto: Divulgação/PRF