Do Mais Brasília

Operação da PCDF e do MPDFT desarticula célula brasiliense do PCC

A facção criminosa é responsável pela prática de crimes como homicídios e tráfico de drogas e de armas em regiões administrativas do Distrito Federal

A Polícia Civil do DF (PCDF) e o Ministério Público do DF (MPDFT) deflagraram na manhã desta quarta-feira (9/6) uma operação para desarticular uma célula brasiliense da facção criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC.

O grupo é responsável pela prática de delitos como homicídios e tráfico de drogas e de armas em regiões administrativas do DF. Ao todo, 14 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em localidades do DF, Goiás, São Paulo e Piauí. Veja vídeos da operação.

Também foram cumpridos mandados de prisão preventiva no Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo da Papuda, de líderes da facção que já se encontram reclusos.

Investigação

A operação foi realizada após 1 ano e quatro meses de investigações. Durante o período foram aplicadas diversas técnicas pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado – Draco/Decor.

Além das atividades realizadas pelas lideranças de diversos setores da organização criminosa, a polícia identificou que as ações eram bastante estruturadas, inclusive com divisão de funções como por exemplo, uma equipe para cuidar do tráfico de drogas, outra que administra a comunicação entre criminosos presos com o mundo externo e outro grupo que monitorava os acontecimentos no DF.