Operação da PCDF prende líderes de célula criminosa com 1,5 tonelada de maconha – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Operação da PCDF prende líderes de célula criminosa com 1,5 tonelada de maconha

organização criminosa atuava transportando grandes carregamentos de maconha do Mato Grosso do Sul para o DF

Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nessa quinta-feira (10/11), a terceira fase da Operação Poblado, que resultou na prisão de quatro pessoas que exerciam a liderança de célula criminosa voltada ao tráfico interestadual de maconha.

De acordo com a corporação, a organização criminosa investigada atuava transportando grandes carregamentos de maconha do Mato Grosso do Sul para o Distrito Federal onde a droga era disseminada.

As pessoas presas nessa etapa da investigação eram as responsáveis por financiar a aquisição e toda logística do transporte da droga, bem como pela ocultação de valores advindos do tráfico interestadual.

Um dos líderes presos se autoproclamava integrante da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), e costuma entre outros traficantes se dizer “1533”, alusão ao PCC, forma de demonstrar poder e intimidação.

“Sem ter contato direto com a droga, as pessoas presas disponibilizavam veículos alugados ou produto de roubo e furto para serem utilizados como batedores e também para acomodar a droga. Cabia a eles também custear as despesas dos traficantes ocupantes de degraus mais baixos na hierarquia do crime, aqueles que mantém contato direto com a droga, quer seja conduzindo veículos batedores ou veículos nos quais se aloca a volumosa carga de maconha”, informou a PCDF.

Nas etapas anteriores, em conjunto com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), houve apreensão de dois carregamentos de maconha cuja massa somada é de 1,5 tonelada. Nas fases precedentes foram presas seis pessoas, que atuavam como batedores e/ou conduziam os veículos com a droga.

Ao término da operação, foram presas 10 pessoas e desarticulado grupo criminoso responsável por despejar nas ruas do Distrito Federal expressiva quantidade de maconha.