Do Mais Brasília

Operação Vetus II investigou 260 casos de violência contra idosos e prendeu 14 agressores no DF

Ação faz parte de uma operação inédita e teve início no dia 15 de outubro

Foto: PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Delegacia Especializada DECRIN, deflagrou, nesta sexta-feira (18), a Operação VETUS II. A ação faz parte de uma operação inédita, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes de violência contra idosos nos 26 estados e no Distrito Federal.

A operação integrada, que teve início no dia 15 de outubro, trata-se de mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Desde então, a PCDF já apurou 643 procedimentos envolvendo vítimas idosas, que culminaram com a instauração de 260 procedimentos investigativos, com atendimento de mais de 804 pessoas idosas vítimas de violência e a 14 prisão de agressores em todo o Estado.

Foram realizadas aproximadamente 1000 visitas e diligências para a constatação da veracidade das denúncias.

Na manhã de hoje (18/11), foi realizada uma edição da “DECRIN NAS RUAS”, momento em que os policiais atenderam e orientaram a população idosa sobre direitos e prevenção aos principais crimes bem como distribuíram material informativo.

A ação preventiva da DECRIN ocorreu na Rodoviária do Plano Piloto-Brasília/DF e faz parte da Operação Vetus 2, que finalizou na data de hoje em todo território nacional.