Do Mais Brasília

Outubro começa com pancadas de chuvas em áreas isoladas no DF; veja vídeos

Inmet prevê que o fim de semana também será marcado por precipitações

Chuva em Taguatinga
Chuva no Pistão Sul, em Taguatinga. Foto: Arquivo pessoal

Com a chegada do mês de outubro nesta sexta-feira (1º/10), o Distrito Federal voltou a registrar pancadas de chuvas em áreas isoladas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que no decorrer do dia o tempo ficará com o céu encoberto de nuvens e com chances de precipitações.

Moradores do Gama, Samambaia Sul e Norte, Taguatinga e Asa Sul gravaram o momento em que a chuva começou a cair (saiba mais abaixo). O meteorologista Cleber Souza disse ao Mais Brasília que outubro é o início da estação chuvosa, onde as frentes frias começam a surgir e, assim, provocando precipitações na capital do país.

“As frentes frias e a baixa pressão são sistemas que favorecem o surgimento de chuvas. Também há uma tendência que indica que haverá mais a atuação desses sistemas, consequentemente, essas chuvas podem ocorrer com mais frequência, principalmente, a partir da segunda quinzena de outubro”, explica o especialista.

Os termômetros devem registrar mínima de 21º C e máxima de 32ºC no Distrito Federal, hoje e no resto do fim de semana, com umidade relativa variando de 80% a 25%. “O tempo no fim de semana continuará o mesmo no fim de semana, com muitas nuvens e chuvas em áreas isoladas”, relata Cleber.

Segundo o meteorologista, para este mês é esperado receber 159,8 milímetros de precipitação.

Confira os registros das chuvas nas regiões administrativas do DF:

  • Gama

  • Samambaia Sul

  • Samambaia Norte

  • Ponte Alta do Gama

  • Setor de Rádio e TV da Asa Sul