PCDF faz operação contra quadrilha que aplicava golpe do “falso perfil”

Policiais verificaram que se trata de uma associação criminosa fundada na capital do Mato Grosso

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/8), a Operação Falso Perfil, que deu cumprimento a mandados judiciais contra quatro suspeitos de envolvimento com uma associação criminosa que aplicava golpes de estelionato em um aplicativo de conversas. A ação contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso (PCMT).

O golpe aplicado pelo grupo é o do “falso perfil”, em que os criminosos, normalmente por vazamento de dados, identificam dados de vítimas e entram em contato com parentes ou pessoas relacionadas a elas solicitando quantias de dinheiro.

De acordo com a PCDF, o criminoso se identificou como filho da vítima, informando que o celular estava danificado e havia sido deixado na assistência técnica, bem como por conta deste fato estaria usando o número novo nos próximos três ou quatro dias. Em seguida, foi solicitado que fossem feitos pagamentos e que esse valor seria devolvido em breve, o que não ocorreu.

As investigações foram iniciadas no final de 2021, e verificou que se trata de uma associação criminosa fundada na capital do Mato Grosso e que possivelmente aplicava esses golpes em vítimas de diversos estados do país.

Divisão de funções

O grupo divide as funções de seus membros basicamente em dois núcleos, com o primeiro sendo o operacional, responsável por obter dados das vítimas e habilitar chips de celular utilizados na fraude e enviar as mensagens falsas.

Já o outro núcleo, o financeiro, é o responsável pelo fornecimento de contas bancárias e chaves PIX repassadas às vítimas para o recebimento dos valores do golpe, e que também realizava os saques e transferências das quantias rapidamente para evitar a recuperação do prejuízo por quem fosse enganado.

As condutas indicam a prática do crime de estelionato na modalidade eletrônica, com pena de quatro a oito anos de reclusão, de associação criminosa, com pena de um a três anos de reclusão. Ademais, há a possibilidade do crime de lavagem de capitais, com pena de reclusão de três a dez anos e multa.

Como se proteger

O golpe do perfil falso de aplicativo de conversas, em que criminosos se passam por pessoas conhecidas das vítimas em potencial para tentar enganá-las, é uma das fraudes que mais vem ganhando força em aplicativos mensageiros em geral.

Para usuários se protegerem desse golpe, é recomendado que duvidem sempre de pedidos de empréstimos realizados pelo app, e entrem sempre em contato com a suposta pessoa que fez a solicitação para confirmarem a veracidade da situação. Além disso, recomenda-se que:

1) Nunca compartilhe o código de registro de seis dígitos recebidos por SMS;
2) Ative a confirmação em duas etapas.
3) Proteja suas informações, sobretudo, permitindo apenas que seus contatos vejam sua foto de perfil.

Sair da versão mobile