Do Mais Brasília

PCDF lança o 2ª Via Fácil para solicitar virtualmente segunda via de Carteira de Identidade

O serviço, intitulado “2ª Via Fácil”, acaba de ser inaugurado, já está em funcionamento e disponível à população

A partir desta quinta-feira (18/11), os cidadãos do Distrito Federal contam com mais um importante serviço. A Polícia Civil do Distrito Federal agora possibilita que uma 2ª via da Carteira de Identidade seja solicitada de maneira rápida e fácil e seja retirada no local desejado pelo cidadão.

O serviço, intitulado “2ª Via Fácil”, acaba de ser inaugurado, já está em funcionamento e disponível à população. A nova solução foi desenvolvida pela Divisão de Tecnologia (DITEC/DGI) por causa da demanda apresentada pelo Instituto de Identificação (II/DPT).

O procedimento é todo realizado on-line. O cidadão acessa o site da PCDF, solicita a 2ª via de sua carteira de Identidade, escolhe em qual unidade deseja fazer a retirada, gera o boleto para pagamento da taxa de R$ 42,00 (emissão de 2ª via), aguarda a compensação do pagamento e acompanha o status do pedido.

A principal vantagem está na dispensa do comparecimento pessoal para atendimento, exceto para a entrega do documento emitido, o que ocorre no local escolhido previamente.

O “2ª Via Fácil” funciona 24h, incluindo finais de semana e feriados. A DITEC e o Instituto de Identificação esperam que a nova solução provoque uma redução sensível na demanda por agendamento de atendimento presencial, favorecendo a disponibilidade de mais vagas às solicitações de 1ª via da carteira de identidade.