Do Mais Brasília

PMDF apreende aves silvestres na Fercal

Ao todo, foram localizadas 18 aves, entre elas um Tangara cayana

Apreensão de aves silvestres na Fercal
Polícia Militar Ambiental localiza e apreende aves silvestres na Fercal.

Uma operação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resultou na apreensão de 18 aves silvestres na noite dessa quarta-feira (19/5), na Fercal. As aves foram localizadas em duas casas da região.

Em ambos os casos, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) recebeu denúncias sobre a criação irregular e sem autorização de aves silvestres. Na primeira ocorrência, em uma casa da quadra 18, ao chegar ao local, os policiais viram 4 gaiolas, cada uma com uma ave dentro. Questionado, o morador do imóvel afirmou que os animais eram de sua propriedade e confirmou que “sabia que era errado criá-los sem autorização”.

No segundo caso, a corporação recebeu nova denúncia que na quadra 9, outra casa também abrigava as aves silvestres, em gaiolas penduradas na parede da varanda da casa . Os militares foram até a residência e encontraram 13 gaiolas contendo 14 aves silvestres das mais variadas espécies, entre elas um Tangara cayana.

Todos os animais foram apreendidos e entregues ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama. Os responsáveis foram autuados no artigo 29, da  Lei 9605 (Crimes Ambientais) e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência e foram liberados.