PMDF fará escolta das Provas do ENEM 2023 para mais de 72 mil estudantes – Mais Brasília
Do Mais Brasília

PMDF fará escolta das Provas do ENEM 2023 para mais de 72 mil estudantes

A operação da PMDF terá início às 5 horas da manhã, no Terminal de Cargas do Aeroporto de Brasília, onde será feita a escolta dos veículos dos Correios

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

No próximo domingo (5), terá início o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, um momento crucial para mais de 72.982 estudantes que buscam ingressar em instituições de ensino superior. Para garantir a segurança e o sucesso da aplicação das provas, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está mobilizando um esquema especial de escolta dos veículos da Empresa Brasileira de Correios, encarregados de recolher, organizar, conduzir, distribuir, aplicar e, ao final, coletar 692 malotes com as provas para cada dia do exame.

A operação da PMDF terá início às 5 horas da manhã, no Terminal de Cargas do Aeroporto de Brasília, onde será feita a escolta dos veículos dos Correios. A partir das 6h30, as viaturas acompanharão os deslocamentos dos veículos dos Correios até a saída para as respectivas rotas de distribuição em 136 pontos de aplicação das provas. Além de escoltar os veículos, policiais militares também garantirão a segurança no entorno das instituições onde os exames serão aplicados.

Os percursos, previamente definidos pelos Correios, partem do Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Brasília, local de desembarque das provas nacionais, em direção aos diversos locais onde as avaliações serão realizadas. Após a conclusão dos exames, a PMDF continuará a reforçar o policiamento ostensivo nas proximidades dos locais de prova nos dias 5 e 12 de novembro.

A operação se desenrolará em todas as rotas pelas quais os malotes serão transportados, bem como em todas as escolas e instituições onde as provas do ENEM 2023 serão realizadas no Distrito Federal. No total, foram definidas 22 rotas para a distribuição e coleta dos malotes de provas, juntamente com 136 locais onde o policiamento ostensivo motorizado estará presente.

A ação envolverá efetivos do Complexo Administrativo, Comandos de Policiamento Regionais, Comando de Policiamento Especializado (CPESP), Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN) e Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME). Eles realizarão ações de policiamento ostensivo para proporcionar segurança aos participantes do Enem 2023 e garantir a distribuição e coleta dos malotes com as provas.

O recolhimento das provas e gabaritos está previsto para o final do exame e ocorrerá por volta das 19h e 21h, de acordo com o cronograma de cada escola.

Este esquema especial será repetido no próximo domingo, 12 de novembro, durante o segundo dia de provas do exame. A PMDF aconselha que os inscritos cheguem cedo aos locais de prova, já que os portões serão abertos às 12h e a entrada será permitida até 13h, estando comprometida em garantir um ambiente seguro e tranquilo para todos os estudantes que participam do Enem 2023.

Desta vez, a instituição aplicadora das provas será o CEBRASPE, situado em Brasília. As provas do país serão transportadas para a capital, onde serão corrigidas. A PMDF trabalhará nesta logística, nos dias subsequentes à aplicação das provas.