PMDF localiza casa utilizada para rinha de galos em Santa Maria

No imóvel foram encontrados 85 animais mutilados e diversas medicações e produtos cirúrgicos, além de anotações sobre rinhas anteriores

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) localizou, na tarde deste sábado (22/5), uma casa utilizada para a realização de rinha de galos. O imóvel fica no Condomínio Porto rico, em Santa Maria.

Após receber denúncia de maus tratos a animais, o Grupo Tático Ambiental (GTA) foi até a residência. Durante a fiscalização, os militares encontraram 85 galos presos em gaiolas. Dezenas deles, animais mutilados, sem as esporas, brincos e cristas.

De acordo com a corporação, o ambiente em que os animais estavam abrigados era pequeno, escuro e bastante sujo. Também foram localizadas duas arenas – ambiente onde ocorre a luta de galos – , diversas medicações e produtos cirúrgicos para serem utilizados nos animais, biqueiras e buchas, balança digital, além de anotações sobre rinhas realizadas anteriormente.

No vídeo gravado pelos militares, o sargento Maurício do Grupo Tático Ambiental (GTA) detalha as apreensões.

Uma mulher de 58 anos se identificou com a proprietária do imóvel mas negou que realizava qualquer prática ilegal no espaço.

“Ela desviava o assunto e, por vezes, ficava calada durante os questionamentos. Outras pessoas se aproximaram para verificar a situação mas ninguém assumiu conhecer o que ocorria no local”, disse Maurício.

A PMDF aplicou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) baseado no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98.  e a senhora se responsabilizou a cuidar dos animais até a audiência na Justiça. Por não serem animais silvestres, os bichos não puderam ser resgatados.

Sair da versão mobile