Polícia Civil do DF mira grupo suspeito de aplicar golpe no WhatsApp

A quadrilha é formada por cinco indivíduos, residentes em Goiânia, na faixa dos 25 anos

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), com o apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO), cumpriu 17 mandados judiciais, sendo cinco prisões temporárias, cinco buscas e apreensões e sete sequestros de bens e valores, na manhã desta quinta-feira (17/11). A ação tem objetivo de desarticular uma associação criminosa que aplicou pelo menos quatro golpes em vítimas do DF usando o WhatsApp.

De acordo com as investigações da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte), o grupo é formado por cinco indivíduos, residentes em Goiânia, na faixa dos 25 anos. Dois deles eram os responsáveis pelo envio das mensagens e três pelo recebimento dos valores e ocultação. O grupo primeiramente coletava informações nas redes sociais dos alvos selecionados.

Em razão da confecção do perfil social e identificação de parentes, os criminosos conseguiam descobrir os telefones de contato. Os dados têm sido vendidos na internet a partir de vazamentos de bancos de dados públicos e de operadoras de telefonia. As vítimas eram contatadas e induzidas a fazer transferências aos envolvidos, que se passavam por algum parente, geralmente filhos e netos.

Quatro vítimas do DF, residentes no Lago Norte e Asa Sul, tiveram um prejuízo de cerca de R$ 45 mil reais. Todos os envolvidos foram presos e imediatamente recambiados de Goiânia ao Distrito Federal. Eles foram indiciados por quatro imputações de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro com somatório de penas de 40 anos de reclusão.

“Esta é a décima operação deste ano e a terceira em Goiânia deflagrada pela 9ª DP com o objetivo de combater essas espécies de fraudes eletrônicas”, afirmou o delegado Erick Sallum. “Temos percebido uma diminuição de registros desses crimes na nossa circunscrição e atribuímos esse fato às ações e aos constantes alertas da PCDF à população”, concluiu o delegado.

Sair da versão mobile