Polícia do DF prende 2 acusados de roubar veículos e manter vítimas reféns – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Polícia do DF prende 2 acusados de roubar veículos e manter vítimas reféns

Os crimes eram praticados mediante o emprego de arma de fogo e contavam com a atuação de no mínimo três membros da associação

Sirene
Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio das unidades vinculadas à CORPATRI, deflagrou, entre os dias 1 e 10 de janeiro, uma operação para desmantelar uma associação criminosa especializada em roubar veículos. A quadrilha criminosa mantinha as vítimas sequestradas, dificultando a ação da polícia.

De acordo com a PCDF, esta operação é o desfecho de um conjunto de três operações deflagradas nos meses de dezembro de 2023 e janeiro deste ano, para reprimir essa modalidade criminosa. Para as três operações, foram expedidos 10 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão. Destes, foram efetuadas seis prisões.

Nesta última etapa, foram realizadas duas prisões preventivas. Ressalta-se que o terceiro suspeito que aparece nas imagens do roubo também foi identificado, contudo veio a óbito no final do ano passado em confronto com a PMGO.

Os crimes eram praticados mediante o emprego de arma de fogo e contavam com a atuação de no mínimo três membros da associação.

Os criminosos utilizavam um carro de apoio para identificar e monitorar as vítimas eleitas. Após selecionarem o momento mais oportuno, ao menos três criminosos armados abordavam a vítima.

Os autores mantinham as vítimas em poder deles por um tempo razoável para impedir ao máximo acionamento dos ao  órgãos policiais. Depois, abandonavam as vítimas em locais ermos, em municípios da região do entorno do estado de Goiás.

Além dos veículos, os criminosos roubavam todos os pertences das vítimas.

No crime específico do dia 15/04/2023, é possível visualizar as imagens da dinâmica delituosa, onde por volta das 5h20min da manhã, dois dos autores se aproximam do veículo da vítima, sacam e apontam a arma de fogo para ela, que está no interior do carro, anunciam o assalto de forma bastante agressiva e violenta, determinando que a vítima se transfira para o banco traseiro. Em seguida, um dos assaltantes assume a direção do veículo e o terceiro criminoso junta-se a empreitada, sentando-se no banco dianteiro do carro assaltado.

A vítima, um de motorista de aplicativo, foi abandonada em local ermo do bairro Nova Betânia, em São Sebastião.

Durante todo o tempo em que esteve em poder dos criminosos, a vítima foi subjugada, ameaçada e agredida. Os autores desferiram coronhadas de arma de fogo nas costas e na cabeça da vítima. Em dado momento, um dos criminosos efetua um disparo no interior do veículo.

Segundo a polícia, a associação criminosa atuava de forma extremamente agressiva, ousada e violenta, sendo que durante todo o tempo em que as vítimas permaneciam sob o poder dos autores, eram agredidas e ameaçadas constantemente.

Ainda de acordo com a polícia, um dos alvos da operação já encontrava-se recolhido na Unidade Prisional de Cidade Ocidental/GO por outro roubo. Além disso, outro suspeito também foi localizado e preso na cidade de Valparaíso de Goiás.