Polícia faz operação contra grupo especializado em roubo de veículos no DF

PCDF cumpre 10 mandados de prisão preventiva expedidos pelas varas criminais do Recanto das Emas e Gama

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta terça-feira (7/12), a Operação Linha de Frente, para desarticular organização criminosa especializada em roubo e adulteração de sinais identificadores de veículos. No total, são cumpridos 10 mandados de prisão preventiva expedidos pelas varas criminais do Recanto das Emas e Gama.

As investigações, conduzidas pela Divisão de Roubos e Furtos de Veículos da Coordenação de Repressão dos Crimes Patrimoniais (Corpatri), são desdobramentos da Operação Marco Zero, realizada em agosto. À época foram cumpridos 15 mandados de prisão nas regiões administrativas do Recanto das Emas, Riacho Fundo e Santa Maria.

A apuração aponta que o grupo criminoso investigado era estruturado em três núcleos. O primeiro era formado por líderes, que tinham como função planejar e organizar as empreitadas criminosas, escolhendo os veículos, os participantes do crime, além da destinação dos carros subtraídos.

O segundo núcleo, composto por executores, teria a missão de efetivamente praticar os roubos. O terceiro era formado por adulteradores de sinais identificadores de veículos, que eram responsáveis por viabilizar a circulação e comercialização dos carros obtidos de forma ilícita.

De acordo com a PCDF, as prisões realizadas hoje (7/12) ajudarão na elucidação de alguns crimes praticados pela organização criminosa na Operação Marco Zero em agosto, como o roubo a um restaurante, o furto de um veículo no Recanto das Emas; e o roubo a um estúdio de tatuagem no Gama.

Alguns alvos da operação já estavam presos pela prática de outros crimes.

Sair da versão mobile