Da redação
Do Mais Brasília

PRF apreende 45 mil litros de combustível com fraude fiscal, em Goiás

Segundo investigações, é a terceira vez que o mesmo veículo é flagrado pelo mesmo crime. Apreensão ocorreu nesta quarta (21/7), em Posse

PRF apreende 45 mil litros de combustível com fraude fiscal
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta quarta-feira (21/7), 45 mil litros de álcool combustível que estava sendo transportado com fraude na nota fiscal. O flagrante ocorreu em Posse, no Goiás, próximo da BR-020. Desde setembro de 2020, é a terceira vez que o mesmo veículo foi abordado pela PRF cometendo o mesmo crime.

Os policiais abordaram um caminhão-tanque e solicitaram a documentação do veículo. O motorista apresentou uma nota fiscal onde constava que a mercadoria teria saído de Ribeirão Preto, em São Paulo, e teria como rota os estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, com destino final em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Segundo a PRF, a abordagem foi em Posse, onde o caminhão não poderia estar circulando. O condutor confessou que havia carregado o caminhão em Vila-Boa, no Goiás. A nota fiscal apresentada declarava que o material transportado era álcool para fins diversos, quando, na verdade, tratava-se de álcool combustível.

Diante dessa situação, a nota fiscal estava fraudada, para fins de burlar o sistema de recolhimento de taxas fiscais. A Polícia Rodoviária suspeita que o produto que se destina a postos de combustíveis estaria sendo desviado para indústria de alimentos, o que poderia comprometer a saúde dos consumidores.

O caminhão ficou retido com a carga e foi encaminhado para o Fisco do estado de Goiás para proceder às autuações aduaneiras.