Do Mais Brasília

PRF prende homem após tentar beijar mulher a força em ônibus, na altura de Formosa

Suspeito responderá pelo crime de importunação sexual

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta segunda-feira (5/7), um homem de 34 anos por importunação sexual dentro de um ônibus. A prisão ocorreu na BR-020, na altura de Formosa (GO).

De acordo com a PRF, a vítima ligou, aos prantos, informando que havia sido agarrada à força dentro de um ônibus que fazia o itinerário Brasília – Formosa. Ela informou o local pelo qual o coletivo estava passando e a viatura da PRF se deslocou para interceptar o coletivo.

Quando os policiais abordaram o ônibus, retiraram primeiro a vítima, que chorava bastante. Ela informou que ela e o autor entraram no ônibus da rodoviária do Plano Piloto e que, apesar de haver diversos assentos disponíveis, o homem sentou ao lado dela.

Segundo a vítima, ele ficou puxando conversa e ela respondeu por educação. Então, sem o consentimento, passou a mão nela, tirou a máscara e segurou-a pelo pescoço, tentando beijá-la à força, momento em que ela tentou sair da poltrona, sendo impedida por ele. Para se defender, ela chutou a canela dele e conseguiu se desvencilhar. Neste momento, ela foi para o banco mais à frente e ligou para a PRF, para pedir socorro.

Os policiais entraram no ônibus e deram voz de prisão ao suspeito. Quando foi algemado, o homem chegou a alegar que estava passando mal e teria simulado um desmaio, mas voltou a si antes mesmo de os policiais conseguirem acionar socorro. Ele foi levado para a delegacia de Formosa, onde foi registrado o flagrante de importunação sexual.

O que fazer em caso de importunação sexual dentro de coletivos?

Ao identificar que está sendo vítima, não se cale! Não deixe a importunação continuar! Ameace o criminoso de denúncia, faça com que outras pessoas vejam o que está acontecendo e avise que elas servirão de testemunhas.

Peça ao cobrador ou ao motorista que pare na unidade operacional da PRF.

Caso não consiga agir de acordo com item anterior, tente sinalizar discretamente a uma pessoa próxima o que está acontecendo, informando que a situação incorre em crime de importunação sexual e que o veículo precisa parar na unidade operacional da PRF. E peça também que seja sua testemunha do fato. A vítima pode ainda ligar para a PRF pelo 191 ou mandar whatsapp, inclusive com a localização em tempo real para o número (61) 98625-7857.

Quem testemunha uma cena de importunação sexual deve intervir junto à vítima informando que ela está sofrendo um crime e prontamente tentar repeli-lo, se for possível. Prontificar-se como testemunha do fato é importante para dar um suporte à vítima desse tipo de crime, pois muitas vezes elas voltam atrás por ser um crime invasor da intimidade.

Quando o veículo parar numa unidade operacional da PRF ou quando for abordado, informe aos policiais quais foram os fatos que ensejaram a importunação sexual, as ações realizadas pelo autor, apresente as testemunhas e o autor do crime.