Projeto abre inscrições para capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Projeto abre inscrições para capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade

As capacitações são ministradas nas regiões administrativas do Varjão, Ceilândia, Estrutural e Riacho Fundo II

Foto: Divulgação

A produtora Palco Comparsaria Primeira de Talentos, com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, convida mulheres com interesse em cursos de empreendedorismo, corte e costura e técnicas de artesanato para participarem do projeto “Flores do Cerrado”. Com duração total de quatro meses, as capacitações são ministradas nas regiões administrativas do Varjão, Ceilândia, Estrutural e Riacho Fundo II.

As interessadas poderão se inscrever gratuitamente online ou presencialmente, em qualquer uma das sedes do projeto. Com periodicidade semanal, a cada semana é iniciado um novo módulo, sendo possível ingressar no curso até o final do projeto, em dezembro. Até o momento, cerca de 80 mulheres já passaram pela profissionalização do Flores do Cerrado. A estimativa é que 500 mulheres sejam beneficiadas com o projeto.

A iniciativa é destinada a mulheres em situação de vulnerabilidade social que buscam reingressar no mercado de trabalho. Fábio Barrera, produtor executivo do projeto, conta que, com a pandemia, diversas mulheres da periferia enfrentam grave crise financeira, atingindo um patamar ainda pior do que antes da Covid-19.

“A expectativa é colocá-las no mercado de trabalho. Além de capacitá-las, também fazer um acompanhamento com psicólogo para entender este perfil e todos os problemas enfrentados no dia-a-dia. Se sofrem algum tipo de violência, entre outras coisas”, afirma Fábio.

Tendo como público alvo mulheres de baixa renda, o projeto oferece um espaço com educadores capacitados para realizarem algumas ações com os filhos e dependentes das aprendizes. Sendo assim, as crianças têm acesso a atividades como musicalização, atividades físicas e recreativas durante o horário em que elas estão em aula. Ou seja, os dependentes das alunas permanecem em segurança enquanto seus responsáveis aprendem algo novo.

Locais:

  • Estrutural: Creche Alecrim – Quadra 01 Conjunto 4 Lote 01 – Setor de Oficinas
  • Varjão: Palco Cultura – Quadra 04 Conjunto C Chácara 27
  • Riacho Fundo II: QC 02 Conjunto 08 Casa 07
  • Sol Nascente: Chácara 05 Conjunto V Casa 08D