QualificaDF Móvel abre 880 vagas de capacitação profissional – Mais Brasília
Do Mais Brasília

QualificaDF Móvel abre 880 vagas de capacitação profissional

Interessados nos cursos precisam preencher formulário virtual disponibilizado no site da Sedet até o dia 18 de outubro

Foto: Divulgação/ Setrab-DF

Foi publicado, nesta quarta-feira (4), em edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o chamamento público para preenchimento de vagas destinadas aos cursos do programa QualificaDF Móvel. Serão 880 oportunidades de capacitação profissional ofertadas neste segundo ciclo da primeira etapa da iniciativa.

Há vagas para os cursos de design de sobrancelhas, maquiagem profissional, eletricista predial, atendente de farmácia, operador de microcomputadores, barbeiro, auxiliar administrativo, design gráfico e (operador de) manutenção de celular.

“O grande diferencial do QualificaDF Móvel é que, em vez de o aluno ir até uma sala de aula, a sala de aula é que vai até o aluno. São quatro carretas móveis transformadas em salas de aula, justamente para atender as pessoas mais vulneráveis, que nem sempre conseguem se deslocar de sua região para outro local. Com o curso disponível próximo de casa, o cidadão ganha acessibilidade, tempo e disposição para estudar e se qualificar”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.

Todos os cursos têm carga horária de 80 horas/aula e serão ministrados em turnos matutino e vespertino, sendo que pela manhã as aulas ocorrerão das 8h às 12h e, pela tarde, das 14h às 18h. Pode haver alteração nos horários, a depender do local em que o curso for ministrado.

Para participar, é preciso preencher o formulário eletrônico no portal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), até o dia 18 deste mês. Podem participar pessoas entre 16 anos e 70 anos, beneficiárias do seguro desemprego, desempregados ou trabalhadores informais, desde que em cada caso se trate de pessoa física, brasileira nata ou naturalizada, ou estrangeira em situação regular no país, ou, prioritariamente, a população negra, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, migrantes e demais minorias. Será dada preferência aos candidatos que residirem nas regiões administrativas onde as unidades móveis estarão instaladas.

O resultado da efetivação da pré-matrícula será divulgado a partir do dia 19, abrindo a fase de confirmação da matrícula. As aulas estão previstas para começar no dia 23.

Confira os endereços onde as unidade móveis estarão instaladas para realização dos cursos:

⇒ Santa Maria: QR 516, Conjunto A, atrás do Centro de Educação Infantil 416-516;
⇒ Gama: Setor Sul, Quadra 2, Bloco A, em frente à Feira de Hortifruti;
⇒ Estrutural: AE 9, Setor Central, no estacionamento do Centro de Referência de Assistência Social (Creas);
⇒ Ceilândia: Setor QNP 19 de Ceilândia Norte, próximo à Praça da Bíblia.