Do Mais Brasília

Recém-nascida encontrada em papa-lixo no Sol Nascente

A criança, que ainda estava com cordão umbilical, apresenta quadro de saúde estável

Foto: CBMDF/Divulgação

Um catador de materiais recicláveis encontrou uma recém-nascida, ainda com cordão umbilical, dentro de um contêiner de lixo no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia. O resgate aconteceu na manhã desta quarta-feira (5/5). A criança foi socorrida e levada ao Hospital Regional de Ceilândia. O quadro de saúde é considerado estável.

Quando escutou um choro de criança, que parecia vir de dentro do papa-lixo, o catador se aproximou da caçamba e encontrou a criança. Nesse momento, um bombeiro que mora na região e que passava pelo local foi chamado para socorrer o bebê. O militar acionou reforços do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e três militares foram ao local ajudar no atendimento. A Polícia Civil informou que os agentes estão nas ruas para identificar quem abandonou a recém-nascida. O caso é investigado pela 19ª Delegacia de Polícia, do P Norte, em Ceilândia.

Entrega voluntária

O crime de abandono está descrito no artigo 134 do Código Penal e pode resultar em prisão de até três anos. Nos casos em que a mãe não quer, ou não pode, ficar com o bebê, é possível procurar a Vara da Infância e da Juventude (VIJ) para entregar a criança de maneira voluntária à adoção. As mulheres nessa situação são atendidas por uma equipe de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, que as acolhe e orienta sobre os próximos passos. Todo o processo é sigiloso para resguardar a mãe. Também é possível fazer contato pelo telefone 3103-3313 ou 992727849.

Feito este contato com a VIJ, o hospital onde o bebê nasce recebe um documento com essa informação. Após o parto, assim que tiver condições de saúde, a mulher passa por uma audiência para confirmar ou não o desejo de entregar o recém-nascido. A mulher tem assistência jurídica da Defensoria Pública em todo o processo.

A medida está prevista na lei e é uma alternativa ao abandono dos bebês.