SSP faz balanço positivo no primeiro mês de ação especial na Estrutural

Nos 30 dias de operação, 3,3 mil pessoas foram abordadas e 635 fiscalizações de veículo foram feitas

O projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), na Cidade Estrutural, lançado pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), fechou o primeiro mês de ações com saldo positivo.

De acordo com a pasta, nos 30 dias de operação, 3,3 mil pessoas foram abordadas e 635 fiscalizações de veículo foram feitas. Seis armas e diversas porções de entorpecentes foram apreendidas. As ações foram realizadas pelo batalhão local – o 15º Batalhão – e tropas especializadas, como o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv).

Por meio das abordagens, os policiais apreenderam, crack, cocaína, maconha, skank, duas balanças de precisão e dois radiocomunicadores. Além disso, os militares aplicaram 649 notificações de trânsito e removeram 24 veículos ao depósito.

O secretário executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves, pontuou que as abordagens são essenciais para a redução de crimes contra a vida e contra o patrimônio.

“Essas apreensões incidem diretamente na redução criminal, pois poderiam ser utilizadas para o cometimento de crimes”, explicou.

Realização

O local de realização da ASP é definido a partir de fatores como extensão territorial e indicadores criminais altos em relação à média do DF.

“Após um diagnóstico, com base em dados e levantamentos, elaboramos um plano de ação integrado junto aos órgãos do governo, como Casa Civil, Administração Regional, secretarias de Obras e da Mulher, CEB, DF Legal e as forças de segurança públicas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

Operação Guardiões

Como parte do projeto, a Polícia Civil do DF, por meio da 8ª DP e apoio de outras delegacias do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC), deflagrou a Operação Guardiões, na Estrutural, na última quinta-feira (22/07). O objetivo era cumprir sete mandados de prisão e três de busca e apreensão de autores de crimes como grilagem de terra e extorsão, como explica a delegada.

“Duas pessoas foram presas. O foco da ação é tirar das ruas autores de crimes graves, como parte das ações estabelecidas para a ASP. A ação contou com a participação de 80 policiais”, contou  a titular da 8ª DP, delegada Jane Klébia.

Sair da versão mobile