Sejus lança canal de denúncias para resguardar crianças e adolescentes – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Sejus lança canal de denúncias para resguardar crianças e adolescentes

Telefone 125 entrou em funcionamento nesta segunda-feira (10), para denúncias de violação de direitos

Foto: Paulo Mesquita

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) lançou hoje (10/5) um novo canal de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes do DF. O serviço, realizado por meio da Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), possui discagem gratuita e está disponível pelo número 125.

“Esse canal vai contribuir para que o atendimento ocorra sem interrupções, 24 horas por dia, sete dias por semana”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani,

Esta coordenação é um canal de comunicação entre a população e o poder público criado para prestar orientações e esclarecimentos quanto aos direitos de crianças e adolescentes, além de registrar, sistematizar e monitorar as denúncias. O número 125 terá disponível o atendimento ao público que busca por informações e ações dos conselhos tutelares no plantão. As denúncias também podem ser feitas pelo e-email [email protected].

Durante a pandemia, os conselhos tutelares funcionam presencialmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h; fora desse período, as denúncias devem ser encaminhadas à Cisdeca.

“O Disque 125 vai agilizar a denúncia e permitir que [as notificações sobre] os casos suspeitos de violência sexual cheguem mais rápido, para que possamos atuar imediatamente na proteção das crianças e adolescentes”, ressalta a coordenadora do Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio, Thereza de Lamare,

Equipe de apoio

Para atuar no enfrentamento às formas de violência, a Sejus conta com uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogas e pedagogas, todas capacitadas para o atendimento de vítimas no Centro 18 de Maio. A secretaria também oferece atendimento psicossocial com o responsável da criança e do adolescente, a fim de compreender o contexto familiar e socioeconômico e dar os devidos encaminhamentos para a rede de proteção.

O Disque 100, canal que já existe para denúncias em todo país, continua funcionando normalmente. As demandas referentes ao DF serão encaminhadas à Sejus.

*Com informações da Sejus