SindPFA realiza III Congresso dos Peritos Federais Agrários em Brasília

Carlos Guedes, Tereza Evento ocorre entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro

Terra, mudanças climáticas e fome são os temas centrais que compõem o III Congresso Nacional dos Peritos Federais, realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB), a partir desta segunda-feira (28/11) até a próxima sexta (2/12).

Realizado pelo Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), o evento conta, em sua 3ª edição, com mesas redondas abertas ao público, apresentação de trabalho e sessões plenárias.

As mesas redondas com pensadores das áreas serão abertas ao público, até a lotação do espaço. Com temas que envolvem desde as áreas da agronomia e direito, até filosofia e ciências sociais, esta edição do Congresso se torna muito significativa por diversos motivos.

O Brasil é o quinto maior território do globo terrestre, com muitas terras agricultáveis, abrigando a maior floresta tropical do planeta, uma biodiversidade riquíssima, 10% da água doce do mundo e tendo know how de desenvolvimento de energia renovável, o Brasil não só teria papel de destaque nessa discussão, como poderia liderá-la.

Os Peritos Federais Agrários têm grande responsabilidade junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), executor de projetos extremamente relevantes para a sociedade, a exemplo dos quase 10 mil assentamentos, que beneficiaram mais de um milhão de famílias, detendo hoje terras que, somadas, significam 10% do território nacional.

Neste ano, se comemora o marco de duas décadas de criação da Carreira, em momento propício para a discussão do futuro do país e das prioridades da atuação da categoria. Ondas de calor, alagamentos e incêndios florestais marcaram a última década, e por isso o III Congresso traz a questão: Qual será, então, o papel do Brasil neste contexto global, considerando que não somente é um dos principais produtores de alimentos e produtos derivados de mineração, mas também um dos grandes detentores de sociobiodiversidade? O Sindicato quer, com este evento, gerar debates e possíveis soluções com relação ao futuro do planeta.

Grandes nomes chegam para debater os temas: “O princípio da função social da terra na transformação da ocupação territorial”, com Alysson Mascaro (jurista, professor da USP e escritor) e Gabriel Wedy (juiz federal e professor da Unisinos); “Em busca de um novo modelo de gestão fundiária e reforma agrária”, com Guilherme Delgado (pesquisador aposentado do Ipea), Carlos Guedes (servidor e ex-presidente do Incra) e Acácio Zuniga (presidente da Abra); “Economia de mercado e sustentabilidade: uma convergência é possível?” será debatido por João Paulo Pacífico (CEO da Gaia Impacto), juntamente do José Celso Cardoso Jr. (professor, presidente da Afipea); “Enfrentamento à fome: o papel do Estado e o protagonismo da agricultura familiar”, com Tereza Campello (professora da USP, ex-ministra do Desenvolvimento Social), Márcio Pochmann (professor da Unicamp, ex-presidente do Ipea) e Igor Carneiro (oficial sênior da WFP Brasil/ONU).

Além desses, outros temas estarão em mesa: “Grilagem, desmatamento e conflitos: que modelo de cadastro e gestão fundiária precisamos?”, com Maria Tereza Uille Gomes (jurista, ex-conselheira do CNJ e professora da Univ. Positivo), Gustavo Prieto (professor da Unifesp) e Luiz Ugeda (advogado e geógrafo, fundador da Geodireito); “Mudanças climáticas: a urgência de um novo modelo de ocupação do solo e uso dos recursos naturais”, com Mercedes Bustamante (profa. da UnB, presidente do Ipam) e Ane Alencar (diretora do Ipam, membro do Mapbiomas); finalizando com a mesa “ITR como instrumento de justiça social na posse e uso da terra”, com Bernard Appy (diretor do CCiF e conselheiro do Instituto Escolhas) e Fabiana Augusta de Araújo Pereira (procuradora da AGU/PE).

 

Sair da versão mobile