Do Mais Brasília

TJDFT lança atendimento virtual para conciliação após batidas de carro

Novo serviço online estará disponível apenas em casos de acidentes sem vítimas

Bateu o carro? Ninguém se machucou? Pois a partir desta terça-feira (1º/06), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) disponibiliza uma nova modalidade online para conciliação entre os motoristas envolvidos no acidente.

Como mencionado acima, a instituição ressalta que o atendimento virtual serve apenas para casos sem vítimas.  Para isso, basta entrar no site do TJDFT pelo celular, clicar em “Atendimento Virtual“ e acessar o ícone da “Justiça de Trânsito”.

Fotos: Divulgação/TJDFT

Segundo o tribunal, o serviço é de graça e está disponível de segunda à sexta-feira, somente em dias úteis, entre 8h e 18h. Caso os motoristas estejam no local do acidente e desejem conciliar, basta acessar o Justiça de Trânsito e baixar o aplicativo Teams para falar com um mediador. Se não puderem logo após o acidente, o procedimento poderá ser agendado pelo Canal Conciliar.

Preenchidos todos os requisitos legais, o acordo será homologado por um juiz do Tribunal. Não havendo acordo, os motoristas poderão acionar a justiça por outros canais.

A conciliação não é possível nos casos de acidentes com vítima ou naqueles que envolvam carros de embaixadas, de propriedade da Administração Pública ou que causem dano a bem público. Nessas situações, os motoristas podem entrar em contato pelo número 0800 644 2020 para tirarem dúvidas e receberem orientações.