Do Mais Brasília

Transporte público do DF recebe 30 ônibus novos

Conforme a Secretaria de Mobilidade, os veículos são do tipo básico e vão operar nas linhas da Piracicabana, que atua na região Norte do Distrito Federal

O transporte público coletivo do Distrito Federal recebeu 30 ônibus novos
O transporte público coletivo do Distrito Federal recebeu 30 ônibus novos. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), os veículos fazem parte da renovação da frota que começa a circular ainda este mês.

O transporte público coletivo do Distrito Federal recebeu 30 ônibus novos. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), os veículos fazem parte da renovação da frota que começa a circular ainda este mês, após passarem por vistoria, emplacamento e receberem a documentação necessária.

O secretário da pasta, Valter Casimiro, esteve na garagem para avaliar os novos ônibus. “Estamos renovando a frota do Distrito Federal visando a melhorias na qualidade do transporte público e mais conforto para os passageiros”, afirmou.

De acordo com a Semob, os veículos são do tipo básico e vão operar nas linhas da Piracicabana, que atua na região Norte do Distrito Federal (Área 1), no Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho 2, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal.

A frota que atua na Área 1 é de 531 veículos. Até o início deste ano, já haviam sido renovados 80% do total, faltando 107 veículos. Com a chegada dos 30 ônibus que já estão sendo regularizados para operação, restam menos de 15% para mudar.

A novidade se soma às ações do governo do Distrito Federal em termos de investimento no transporte urbano. As bikes compartilhadas estão de volta, 285 novos abrigos foram construídos na capital federal e quatro novos terminais rodoviários estão disponíveis.

A renovação dos veículos no DF acontece de forma gradativa, de acordo com a idade e o tipo de veículo, conforme previsto em regulamento. Miniônibus e ônibus básicos são renovados a cada sete anos; veículos das categorias Padron e articulados, a cada dez anos.