Túnel de Taguatinga está com 60% das obras concluídas no DF – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Túnel de Taguatinga está com 60% das obras concluídas no DF

Andamento das obras mantém o cronograma de entrega para o primeiro semestre de 2022

Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

O túnel de Taguatinga vai fechar o ano de 2021 com 60% de execução. O andamento das obras mantém o cronograma de entrega para o primeiro semestre de 2022. Segundo o governo do Distrito Federal (GDF), o investimento é de R$ 275 milhões, com geração de mais de 1,7 mil empregos.

Nesse sábado (4/12), 400 operários trabalhavam na construção da estrutura, que recebeu a visita do governador Ibaneis Rocha (MDB). “Mesmo no período de chuvas estamos com as obras avançadas, já completando as lajes de piso, fazendo a escavação final, com a expectativa que, no mais tardar, em maio ou junho do ano que vem já estejamos com tudo isso aqui liberado”, afirmou o chefe do executivo.

Atualmente, estão em andamento os serviços de drenagem (18%), terraplenagem (74%), pavimentação (5%) e concretagem da laje de cobertura (25%). Em fase final está a parede de diafragma do túnel, com 95% de conclusão. Das 1.066 lamelas necessárias para formar as paredes laterais, restam apenas 55 para serem concretadas.

A obra do túnel vai beneficiar 137 mil motoristas que circulam pela região. Quem seguir para Samambaia e Ceilândia passará por dentro do túnel, sem retenção de fluxo. Já o acesso às vias de Taguatinga será feito pelas vias laterais ao túnel, que ganhará na parte superior uma área de convivência com quiosques e uma pista de skate.

Hélio Prates renovada

Junto com o túnel, Taguatinga também vai ganhar uma Avenida Hélio Prates reformada e modernizada. Acompanhado do secretário de governo José Humberto Pires, o governador também visitou as obras.

Com 38,7 quilômetros de extensão, o Corredor Eixo Oeste – do qual o túnel de Taguatinga faz parte – terá o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e a Estrada Setor Policial Militar (ESPM), que leva ao terminal da Asa Sul.