UCB promove aulas gratuitas de português para imigrantes e refugiados no DF – Mais Brasília
Do Mais Brasília

UCB promove aulas gratuitas de português para imigrantes e refugiados no DF

Interessados podem se inscrever até 28 de fevereiro, no Bloco M, sala 207, no Campus de Taguatinga da Universidade

Foto: Divulgação/UCB

A Universidade Católica de Brasília (UCB) abriu inscrições para o projeto de língua portuguesa para estrangeiros, firmado com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). O curso é gratuito e oferece, no âmbito da extensão, aulas no Campus Taguatinga para imigrantes e refugiados de diversos países.

O domínio da língua portuguesa é um dos critérios exigidos pela Polícia Federal (PF) para a tramitação do processo de naturalização. As aulas se iniciam logo após as inscrições, de acordo com as vagas disponíveis para cada atendimento.

Os interessados em participar devem procurar o Projeto SER+ a cada início de semestre letivo, no Bloco M, sala 207, no Campus de Taguatinga da UCB para realizar a inscrição, até o dia 28 de fevereiro. Os atendimentos ocorrem sob demanda, de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Os candidatos a uma vaga no projeto precisam, na hora da inscrição, levar foto 3×4 e passaporte, sendo desejável também comprovante de residência, RG ou CPF. O material didático é fornecido gratuitamente pela Universidade, assim como a utilização da estrutura da instituição.

As aulas são ministradas por universitários voluntários das graduações da UCB, bem como por externos que tenham disponibilidade de, pelo menos, 4 horas de dedicação semanal. Para realizar os atendimentos, os estudantes passam por um processo de capacitação e de acompanhamento pedagógico pela coordenação do projeto. Desde 2014, o projeto disponibiliza aulas para mais de 600 imigrantes e refugiados.

“Este é um projeto que oferece aos estudantes universitários a oportunidade de contribuir de forma solidária com a promoção da cidadania dos migrantes e refugiados usando o ensino do Português como acolhimento. Os estudantes, por sua vez, aprendem com os imigrantes e refugiados a partir das suas histórias de vida e da cultura dos países de origem”, explica o professor José Ivaldo, coordenador do projeto.

Serviço

  • Local: Universidade Católica de Brasília – Campus Taguatinga
  • Inscrições de migrantes e refugiados: até 28 de fevereiro
  • Início das aulas: Imediato
  • Mais informações pelo telefone: (61) 3356-9032 ou pelo e-mail: [email protected]