Universidade realiza projeto gratuito de alfabetização em comunidades do DF – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Universidade realiza projeto gratuito de alfabetização em comunidades do DF

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de abril

Foto: Divulgação

A Universidade Católica de Brasília abre inscrições para o projeto Alfabetização Cidadã, promovendo o letramento de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na infância. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar do projeto, que é gratuito e voltado para aqueles que não saibam ler nem escrever. As aulas acontecem na Santa Maria, Sol Nascente, Samambaia, Estrutural e Taguatinga Norte (Assentamento 26 de Setembro). As inscrições são feitas diretamente pelo telefone de cada alfabetizador da comunidade, por ligação (lista abaixo) até o dia 5 de abril.

Coordenadas pela equipe da Universidade Católica, os alfabetizadores são pedagogas moradoras de cada comunidade participante do projeto. Cada turma reúne em torno de 20 alunos e tem duração de nove meses, com aulas três vezes por semana, tendo cada aula cerca de 2 horas e meia de duração. As turmas serão iniciadas em abril.

A Universidade, em parceria com os Rotary Clubes e Casas da Amizade, subsidia a iniciativa com uma bolsa para os pedagogos participantes, por conta dos serviços prestados. O método utilizado é o método de Alfabetização Paulo Freire, contamos ainda com a parceria do movimento de educação de base e com o Centro de Educação Paulo Freire (CEPAFRE).

“São pessoas que possuem vulnerabilidade social, desamparo, carências de diversas instâncias e, portanto, não possuem apoio nem incentivo para iniciar e dar continuidade à vida acadêmica”, explica a professora Vanildes Gonçalves, coordenadora da iniciativa. O projeto já existe há 30 anos e atendeu milhares de pessoas do Distrito Federal.

Alfabetização Digital

O projeto promove também a Alfabetização Digital, voltado para pessoas que nunca tiveram contato com a linguagem da internet ou o uso de um computador. As aulas são ministradas na Universidade Católica e terão suas inscrições abertas a partir do meio de abril. O intuito do projeto é levar novos usuários a terem seu primeiro contato com o computador, sua linguagem e funcionalidades, para auxiliar esses alunos na busca por oportunidades no mercado de trabalho e em suas atividades cotidianas.

Alfabetizadores por comunidade:

  • Sol Nascente – Escola Classe JK

Marcelo Pedro Ferreira – (61) 9993-8243

  • Sol Nascente – Casa das Irmãs Missionárias/Trecho 3

Maria Alzineide – (61) 99214-4818

  • Sol Nascente – Casa das Irmãs Missionárias/Trecho 3

 Ana Rafaela – (68) 9998-32401

  • Sol Nascente – Casa das Irmãs Missionárias/Trecho 3

 Marli Quermes – (62) 99699-2841

  • Estrutural – Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus

Vanicleia – (61) 9267-7271

  • Assentamento 26 de setembro – Na BR entre Taguatinga e Brazlândia

Iris Maria – (61) 9253-5948

  • Samambaia

Alfabetizadora: Onilia. – (61) 98624-4815