Vestibular 2022 da UnB acontece neste final de semana após dois anos sem provas presenciais – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Vestibular 2022 da UnB acontece neste final de semana após dois anos sem provas presenciais

Depois de dois anos, a tradicional prova presencial volta a ser realizada, com protocolos sanitários rígidos em razão da pandemia

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Neste final de semana, mais de 10 mil candidatos devem realizar provas do Vestibular UnB 2022, que selecionará novos alunos de graduação para os quatro campi da Universidade.

Nos últimos dois anos, as provas não ocorreram no modo presencial em razão da pandemia de covid-19, e as vagas do vestibular foram direcionadas ao acesso pela nota do Enem.

Em 2022 o exame retorna à sua modalidade tradicional, com 10.916 inscritos disputando 2.112 vagas.

O vestibular será aplicado no Distrito Federal (Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga), em Goiás (Formosa, Goiânia e Valparaíso) e em Minas Gerais (Uberlândia).

Os inscritos devem consultar os locais de prova no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

No sábado (5/2) serão aplicadas as provas de conhecimento I (Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa) e II (Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia), além da prova de redação.

No domingo (6), será a vez da prova de conhecimento III (Biologia, Física e Matemática). Todos os exames terão início às 13h.

As vagas são para o primeiro semestre letivo de 2022, que começa no dia 6 de junho, para cursos em todos os campi da Universidade (Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina). Nesta edição as graduações mais concorridas são: Medicina, Psicologia, Direito, Medicina Veterinária e Relações Internacionais.

PROTOCOLOS

O exame seguirá rígidos protocolos sanitários em razão da pandemia de covid-19. A orientação é para que os candidatos compareçam ao local usando máscara e permaneçam com a proteção durante todo o tempo em que estiverem no local de prova.

Além disso, a temperatura dos participantes será verificada antes de permitir o acesso ao local do exame. Há ainda a recomendação para que cada candidato leve água (em embalagem transparente) e evite a utilização de bebedouros. Outras orientações estão disponíveis na página da seleção no site do Cebraspe.

PAS

No último final de semana foi realizada a terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que seguiu os mesmos protocolos sanitários que serão aplicados no vestibular.

Segundo a Diretoria de Inovação para o Ensino de Graduação (Dieg/DEG), o percentual de ausentes foi de 6,64%. O decano de Ensino de Graduação, professor Diêgo Madureira, comemorou a baixa abstenção de candidatos:

“É um índice muito bom considerando principalmente o momento de pandemia. Ele reflete a confiança dos candidatos na segurança do processo”.

Ao todo, foram 13.800 inscritos e uma novidade no perfil das graduações mais buscadas: além dos tradicionais cursos de Medicina, Psicologia e Direito, também estiveram entre os dez mais concorridos Ciência da Computação e Design, respectivamente em 3º e 7º lugar no ranking.

“Houve uma mudança de cenário bem interessante. Está ocorrendo uma alteração no perfil dos cursos mais procurados”, avalia Madureira.

Ao longo do mês de fevereiro ainda serão aplicadas provas de outras duas etapas do PAS. No dia 13 é a vez da prova referente ao subprograma 2020, que conta com 17.882 inscritos.

Na semana seguinte, no dia 20, ocorrerá o exame do PAS referente ao subprograma 2021. A seleção conta com 17.346 inscritos.

Ambos os exames serão realizados no DF (Águas Claras, Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga), em Goiás (Anápolis, Formosa, Goiânia e Valparaíso) e em Minas Gerais (Belo Horizonte, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia).