Com programação ampliada, Planetário anima as férias do brasiliense – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Com programação ampliada, Planetário anima as férias do brasiliense

Até 31 de julho, o equipamento público conta com quatro sessões de filmes infanto-juvenis de terça a domingo na cúpula, além da visitação às exposições, gratuitamente

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O período de férias escolares é o mais agitado do Planetário de Brasília Luiz Cruls, no Eixo Monumental. Devido à alta procura, o equipamento público amplia a programação. A ideia é atender os brasilienses que visitam o espaço durante o recesso, em busca da diversão atrelada ao conhecimento e com custo zero. A média de visitação é de 1,5 mil pessoas por semana.

Até 31 de julho, o Planetário estende a programação, passando de uma sessão de filme na cúpula para quatro exibições diferentes, sempre de terça-feira a domingo, inclusive em feriados, às 11h, 16h, 17h e 18h. As apresentações têm como foco o público infantil e infanto-juvenil. Além da projeção, há três exposições abertas para visitação, que exploram o programa espacial brasileiro, o sistema solar e as estrelas, e a profundeza do céu por meio de fotos.

“Durante as férias, a gente altera a programação para utilizar os filmes que tenham uma temática mais infantojuvenil, porque, segundo o nosso mapeamento de visitantes, durante esse período vem muita criança acompanhada dos pais”, explica o professor e planetarista Luis Edvar Cavalcante Filho.

Programação

“O Planetário de Brasília está pronto para receber todas as crianças do Distrito Federal com um acervo especial e exibição de filmes em um cinema 360 graus”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Elísio Luz.

Ao longo do mês de julho, o Planetário de Brasília funciona de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada franca. Os ingressos para as exibições na cúpula são liberados meia hora antes da apresentação.

O espaço comporta 80 pessoas por sessão. A duração é de até 45 minutos por filme.

Estão sendo exibidas quatro produções: O segredo do foguete de papelão (11h e 17h), Uma aventura no Planetário (16h), Dois pedacinhos de vidro (18h, nos dias ímpares) e Origens da vida (18h, nos dias pares).