Dia das Crianças: Espaço Cultural Renato Russo promove atividades culturais gratuitas – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Dia das Crianças: Espaço Cultural Renato Russo promove atividades culturais gratuitas

Programação envolve diversas áreas como música, teatro, literatura e pintura

Foto: Edite Neiva

No feriado do dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o Espaço Cultural Renato Russo dedica à meninada um dia repleto de atividades culturais gratuitas para todas as idades, das 10h às 19h.

O programa especial proposto pelo Instituto Janelas da Arte por meio do Programa Pedagógico-Formativo e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo e Secretaria de Cultura do Distrito Federal, traz oficinas, contação de histórias e espetáculos divertidos para toda a família curtir o dia com os pequenos.

O II Festival Casa de Fita e o Festival Horizonte de Histórias são parceiros do evento na composição da programação com espetáculos, lançamento de livro e oficina de capoeira. Ambos são realizados com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

“Preparamos uma programação que envolve diversas áreas como música, teatro, literatura e pintura. As crianças poderão assistir e também experimentar o fazer artístico. Uma forma de estimular o gosto pelas artes desde a mais tenra idade. Além de oferecer um dia com muita criatividade e alegria para elas”, explica Cássia Lemes, presidente do Instituto Janelas da Arte.

Programação

10h – Cláudio Lopes e As Amoras – Contação de histórias e oficina de desenho para Primeira Infância – 3 a 7 anos

Local: Gibiteca

A trupe apresentará um momento divertido com canções e brincadeiras tradicionais da infância, seguido por contação de história e também com uma oficina para crianças, mães, pais e quem mais vier se encantar com os recursos lúdicos que serão confeccionados.

10h – Bumba Maria Meu Boi – II Festival Casa de Fita

Local: Sala Multiuso

O Bumba Maria Meu Boi é um projeto guiado por Tamá Freie, com a proposta de fortalecer a identidade cultural e comunitária de mulheres da cidade de Sobradinho, leva para o público a teatralidade, dança e música presente na manifestação tradicional do Bumba-Meu- Boi.

11h – O Bando Matilha Capoeira – II Festival Casa de Fita

Local: Sala Multiuso

O Bando Matilha Capoeira é um coletivo pluricultural artístico de caráter formativo que, há mais de 10 anos, concebe e executa ações educacionais em escolas públicas do Gama-DF. Entre seus enfoques, estão o acesso, a popularização e a promoção das culturas afro-brasileiras nas escolas. O Bando Matilha exalta a alegria e a simplicidade na forma de brincar capoeira, de jogar, de sentir, de ser criança — aquela que cria e refaz o impossível todos os dias.

11h – Vou Ver Novela na Casa da Vovó (primeira sessão)

Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

Vou Ver Novela na Casa da Vó é um espetáculo de teatro infanto-juvenil que toca na questão do maravilhoso universo de imaginação e memórias das crianças e seus avós. A dramaturgia autoral inédita acompanha a noite em que um neto visita a sua avó para ver novela. Sob esse pretexto, os dois compartilham histórias e brincadeiras que, pouco a pouco, transformarão o apartamento da avó em um mundo inteiro de fantasia e criação.

12h às 14h – Ateliê livre para desenho e Pintura

Espaço para soltar a imaginação e a criatividade. Para crianças de todas as idades.

Local: Galpão das artes

14h – Oficina de Percussão para Crianças

Local: Sala Multiuso

O professor Renato Vieira promove oficina de prática em conjunto musical com instrumentos de percussão convencional e não-convencional. Atividade lúdica e de transmissão oral. Valorizando os cantos e ritmos da cultural popular maracatu, samba reggae, ijexá, samba e Baião. Indicada para crianças a partir de 8 anos.

15h – Mamulengo Fuzuê – Benedito, Abençoado e Bendizido – II Festival Casa de Fita

Local: Teatro de Bolso

Enfrentando os desmandos do Capitão João Redondo, que tudo quer comprar e dominar com seu dinheiro e poder, Rosinha, Benedito e o Boizinho Fuzarca lançam mão de muita esperteza para fugir de perigos representados pela fantástica Cobra Anaconda. Os personagens dessa brincadeira convidam o público a um singelo e alegre passeio pelo imaginário popular brasileiro. Palhaço da Vitória, Janeiro, Cabo Zé Setenta, Vô Benza… Cada um entra em cena ao sabor do improviso e da interação com o público, guiados por canções populares executadas por músicos brincantes ou bonecos tocadores.

16h às 18h- Festival Horizonte de Histórias

Nascido durante o período da pandemia, o Festival Horizonte de Histórias movimentou, em fevereiro de 2021, 2.4 mil visualizações em torno de 24 vídeos gravados no Teatro Verônica Moreno do Complexo Cultural Samambaia (CCS). Surgia, assim, a primeira edição desse encontro de contadores e contadoras do Distrito Federal, para trocar narrativas, saberes e tradições. Um ano e meio depois, o Festival realiza a segunda edição, em modo presencial, de com programação de sessões de contos, oficinas, rodas de conversa e ação itinerante para estudantes do ensino fundamental. Todas as atividades são gratuitas e tem classificação indicativa livre.

16h – “Ser Diferente é Normal” (Grupo Paepalanthus) – Sala Marco Antônio Guimarães

17h – Lançamento do livro “Gente Diferente e Interessante”, de Rosa Costa, com bate-papo com a autora – Teatro de Bolso

18h – Roda de Conversa: “Contação de histórias inclusivas, com narrativas e personagens que representam Pessoas com Deficiência, minorias LGBTQIAPN+ e povos tradicionais”. Mediadora: Sissy Faveri. Debatedoras: Mei Mei Bastos e Rose Costa – Teatro de Bolso

17h – Oficina de Vídeos e Gifs – para crianças de 09 a 14 anos

Local: Teatro de Bolso

Uma oficina prática com as crianças, onde elas aprenderão noções básicas de filmagem para registrar tudo a mostrar o mundo do ponto de vista delas. Aproveitaremos todas as atividades que estarão acontecendo no evento para colocar em prática e realmente aprender fazendo. E tudo isso usando apenas o celular.

18h – Vou Ver Novela na Casa da Vovó (segunda sessão)

Local: Teatro Galpão Hugo Rodas

18h – Abre Alas: Concerto a Doidivana – II Festival Casa de Fita

Local: Sala Multiuso Concerto à Doidivana homenageia a concertista e maestra Chiquinha Gonzaga de maneira inédita, por meio do circo-teatro e com a linguagem da palhaçaria musical, em apresentações gratuitas. Esse espetáculo foi criado para ser apresentado na rua e faz parte da pesquisa de doutorado de Caísa Tibúrcio sobre palhaçaria musical. A atriz, palhaça e musicista, além de ter uma pesquisa na musicalidade do teatro, é multi-instrumentista: toca acordeom, flauta, pandeiro e canta. Nas suas montagens, ela explora a utilização desses instrumentos de diversas maneiras e, para esse novo projeto, trouxe um original e inovador instrumento cênico-musical, que é a bicicleta.
19h – O Auto Estrelado

Local: Sala Multiuso

Um caçador de nome Mané do Zumbido dispara contra o Lobo Guará, animal protegido de Seu Estrelo, e interrompe um festejo que estava na rua em homenagem ao bicho sagrado. Ressuscitar o Lobo e continuar com a festa passa a ser a missão do Capitão Sebastião e dos brincantes que, com muito batuque e poesia improvisada, vêm encantando a cidade de Brasília desde 2016. O Auto do Guaiá é um espetáculo da tradição do samba pisado que nasceu no Centro Tradicional de Invenção Cultural, vem se reinventando e, assim como o Lobo, está mais vivo do que nunca. Levando para a rua figuras do Mito do Calango Voador, escrito por Tico Magalhães, o brinquedo traz elementos da cultura popular candanga e faz uma homenagem aos seres encantados do Cerrado brasileiro.

Serviço

  • Data: 12 de outubro, quarta-feira
  • Horário: das 10h às 19h
  • Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul, bloco A)