Do Mais Brasília

Evento de educação promove capacitação gratuita para profissionais da área

A 7ª edição da Semana Rede Pedagógica vai até domingo (8/8) e conta, ainda, com a participação de estudantes de Pedagogia

Foto: Reprodução

Até o dia 8 de agosto,  a 7ª edição da Semana Rede Pedagógica reúne grandes especialistas em educação para debater a importância da alfabetização como um dos alicerces para um ensino de qualidade.

O público vai ter a chance de ter contato direto com professores, coordenadores, orientadores, diretores, gestores, monitores, auxiliares e, também, estudantes de Pedagogia.

Para a diretora pedagógica da Rede, Erika Radespiel, o encontro é uma oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal. “O evento traz novas referências sobre o assunto, do Brasil e do Exterior, para compartilharem seu conhecimento com os participantes”, explica ela.

Ao final do evento, todos os participantes vão receber um certificado com registro de 120 horas de atividades.

Dados

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes apontou que o Brasil tem baixa proficiência em leitura, matemática e ciências, se comparado com outros 78 países que participaram da avaliação.

De acordo com a Erika, é importante discutir metodologias em prol da alfabetização das crianças em um mundo cada vez mais globalizado, tecnológico e diverso. “A alfabetização deve ainda ser discutida de forma ampla e não apenas restrita à apropriação da língua escrita. Por esse motivo, a formação é indicada não apenas para professores alfabetizadores da última etapa da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mas para todos os educadores, estudantes e pessoas que se interessam pela temática. As famílias também podem participar, sem restrições”, ressalta a diretora.

Convidados

Entre os convidados do evento estão Lino de Macedo, maior referência do Brasil em processos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil; Cristiano Muniz, pós-doutor e especialista em Alfabetização Matemática e consultor do Ministério da Educação; Silvia Colello, professora e livre-docente da Universidade de São Paulo; Maria Alice Junqueira, psicóloga, coordenadora do Letra Viva Alfabetiza; e a dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, músicos, compositores e criadores da Palavra Cantada.

Como participar

Para participar da 7ª edição da Semana Rede Pedagógica, basta entrar no site www.semanarede.com.br e fazer um cadastro com nome completo, endereço eletrônico (e-mail) e senha para acesso aos conteúdos.

As inscrições são gratuitas e também podem ser feitas no link: www.rpead.com.br/courses/vii-semana-rede-pedagogica

Serviço

Quando: Até o dia 8 de agosto
Onde: Instagram @redepedagogica
Programação e inscrições: www.semanarede.com.br

Programação da VII Semana Rede Pedagógica:

4 de agosto (quarta-feira)
19h – Literatura e letramento | Pedro Bandeira
20h30 – Alfabetização digital | Fabiane Gontijo

5 de agosto (quinta-feira)
19h – Letramento digital | Mônica Timm
20h30 – Literatura e alfabetização | Luciene Rêgo

6 de agosto (sexta-feira)
19h – Alfabetização e musicalização – Parte I | Paulo Tatit
20h30 – Alfabetização e histórias | Jussara Ferreira

7 de agosto (sábado)
19h – Letramento transcultural | Niels Nilsen
20h30 – Alfabetização e BNCC | Andréia Martinez

8 de agosto (domingo)
9h – Alfabetização e Psicologia | Simone Lavorato
20h30 – Leitura e Letramento | Ilan Brenman
12 de setembro
19h – Alfabetização e musicalização – Parte 2 | Sandra Peres (Palavra Cantada)