Fique por dentro da programação cultural deste fim de semana, no DF – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Fique por dentro da programação cultural deste fim de semana, no DF

Brasília recebe peças de teatro e atrações diversas a partir desta sexta (14), fomentadas pelas secretarias de Cultura e Turismo

Foto: Festival Coretinho/Divulgação

O Distrito Federal sediará atrações gratuitas e diversas, como peças de teatro, cinema, festivais e oficinas, todos incentivados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Confira a programação deste fim de semana na cidade!

Teatro e cinema

Sucesso de público no Rio de Janeiro e na Mostra Internacional de Teatro em Catalão, o espetáculo [Im]penetrável estará em cartaz em Brasília nos dias 15, 16, 22 e 23 de julho, aos sábados às 20h e, aos domingos, às 19h, no Espaço Cultural Renato Russo. O diretor Dill Diaz traz em cena o confronto entre duas pessoas esgotadas pela ausência do diálogo, que disparam fragmentos de um possível embate.

Luanna Rocha e Hugo Carvalho protagonizam o duelo, trazendo o público para uma interpretação sobre comportamentos e o impacto da falta de comunicação nas relações amorosas. No palco, há diversas luminárias estrategicamente posicionadas e, ao longo da peça, elas são rearranjadas redesenhando o ambiente e assumindo o papel de um terceiro personagem.

“O título diz muita coisa. É uma relação onde um já não consegue acessar o outro. Começamos juntos e a gente não se vê, não se enxerga, não se ouve. É uma relação desgastada. A peça diz o que um não consegue dizer ao outro”, destaca o ator Hugo Carvalho, de 33 anos.

Hugo mora no Rio de Janeiro há 11 anos, mas é de Brasília. O ator lembra que o primeiro contato que teve com essa peça foi assistindo e, de acordo com ele, o público fica bem próximo ao palco. “A gente vê as feições, as pessoas riem e choram com a gente. É muito sincero e sensível, como espectador e artista. É dolorido, mas a arte é pra isso”, completa.

As sessões contam com tradução simultânea em Libras e um bate-papo após a apresentação, com mediação de um psicólogo e participação especial do elenco e equipe. A entrada é gratuita e pode ser adquirida no Sympla.

Ainda no Espaço Cultural Renato Russo, o grupo de circo-teatro contemporâneo Udi Grudi traz oficinas entre os dias 13 e 16, no Espaço Cultural Renato Russo. Para abrir a programação, será oferecido o DiverShow, uma aula-show que apresentará metodologias, processos criativos e princípios de acústicas utilizados na produção dos instrumentos e brinquedos.

O grupo Udi Grudi também abre nova temporada do Parque DiverSom e oficinas gratuitas para as férias, até 30 de julho. As atividades são no Estacionamento 10 do Parque da Cidade, destinado a crianças de todas as idades e adultos, com acesso livre. São brinquedos de parquinho infantil acoplados a aparatos sonoros, acionados pelo movimento e despertando a percepção auditiva.

Já a oficina de criação de instrumentos, tem duração mais longa, entre os dias 14 e 16, e é dedicada a jovens a partir de 14 anos. A proposta é uma vivência musical, com a construção de instrumentos a partir de materiais alternativos. As inscrições estão abertas pelo Instagram.

O Cine Brasília terá a mesma programação até domingo (16). A exibição de O Gato de Botas 2: O Último Pedido continua para o público infantil durante todo o fim de semana, sempre às 10h. Como destaques, o curta e o longa selecionados pela chamada pública, Filhas de lavadeiras e Canção ao Longe, serão exibidos um em seguida do outro.

A mostra francesa e brasileira La Parle continua em exibição no espaço, que também transmitirá o filme A professora de Violino e o longa Seus Olhos e Seus Ossos em sessões mais tardias. Confira os horários e o trailer de cada um na programação ao final da matéria.

Festivais

Festival Coretinho, com múltiplas linguagens artísticas para o público infantil e toda família, despede-se da primeira edição neste sábado (15). Os momentos de descontração contam com apresentações de teatro de bonecos, palhaçaria, música e recreação – tudo com entrada franca e classificação livre para todos os públicos.

Conduzida pela Mestra de Cerimônias Casarina, palhaça bonequeira interpretada pela artista Lela do Cerrado, a programação deste último sábado de festival começa com a companhia Largo Sorriso de brincadeiras tradicionais, a partir das 15h. Acompanhada por monitores, as crianças poderão fazer pintura de rosto, jogar amarelinha, corre cotia, batata quente, pula corda, elástico, dança da cadeira, escravos de Jó, entre outras brincadeiras.

O palhaço Mandioca Frita também estará presente com o espetáculo Vida Viva de um Palhaço. Mais tarde, a programação se encerra com a peça As Aventuras de Goyá na Agrofloresta de Dielle Mendes, que fala dos saberes dos povos originários e rurais para sensibilizar crianças e adultos sobre a importância da produção sustentável de alimentos e a preservação do meio ambiente.

Todos os espetáculos terão intérprete em Libras com experiência em atividades voltadas à primeira infância, além da contratação de profissional com deficiência para apoio no atendimento das atividades e locação de banheiros químicos especiais reservados para pessoas com deficiência.

Complexos Culturais

Os espaços públicos terão atrações diversas neste fim de semana. O Centro Cultural Três Poderes recebe o Buraco do Jazz, um evento tradicional da cidade com apresentações musicais gratuitas.

O Museu Vivo da Memória Candanga abriga diversas exposições até 15 de julho, de 9h às 17h. Entre as exibições estão Poeira, lona e ConcretoCerrado de Pau de PedroA importância da mulher pioneira na construção da nova capitalCandangos Pioneiros e Experimentações Impressas.

Já no Museu dos Povos Indígenas, a exposição Mais de 12 mil anos nesta terra estará disponível para visitação até 16 de julho, entre 9h e 17h. A mostra reúne 300 peças de 15 nações dos povos originários, trazendo uma fração do lote de oito mil artefatos apreendidos pela Polícia Federal no combate ao contrabando de objetos indígenas e doados à pasta.

‌Programações gerais

‌Cine Brasília
– Datas: 13 a 16/7
– Horários e trailers:
– 10h: O Gato de Botas 2 – O Último Pedido
– 15h: Filhas de lavadeiras
– 15h: Canção ao Longe
– 17h: La Parle
– 18h30: A professora de Violino
– 20h40: Seus Ossos e Seus Olhos

Espetáculo [Im]penetrável
– Datas: 15, 16, 22 e 23 de julho
– Horários: sábados às 20h e domingos às 19h
– Local: Espaço Cultural Renato Russo, Teatro Galpão Hugo Rodas
– Entrada gratuita, retirada de ingressos no Sympla
– Classificação indicativa: 14 anos
– Redes sociais: @impenetravelespetaculo

Circo Teatro Udi Grudi
– Parque DiverSom – Até 30/7
– Local: Estacionamento 10 do Parque da Cidade, próximo à lagoa dos Pedalinhos

Oficina de criação de instrumentos a partir de materiais alternativos
– 14/7 – horário das 19h às 21h;
– 15/7 – nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h
– 16/7 – horário das 14h às 18h.
– Local: Espaço Cultural Renato Russo – 508 sul, Galpão das Artes
– Classificação indicativa: a partir dos 14 anos
– Capacidade: 25 pessoas
– Duração: 12 horas

Festival Coretinho
– Data: Sábado, 15 de julho
– Horário: a partir das 15h Local: Parque Ecológico Ezechias Heringer, Gleba 1 – Guará II

Atrações:
– Largo Sorriso, brinquedos e tradições com a Palhaça Casarina
– Vida Viva de um Palhaço, espetáculo com o Palhaço Mandioca Frita
– As Aventuras de Goyá na Agrofloresta, peça com Dielle Mendes
– Entrada franca e classificação livre para todos os públicos
– Redes sociais: @territorio.comunicacao – no Facebook e Instagram