Museu da Limpeza Urbana no DF ganha decoração natalina com materiais recicláveis – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Museu da Limpeza Urbana no DF ganha decoração natalina com materiais recicláveis

Espaço conta com a presença de bonecos de neve, árvores de Natal e presépio

Foto: Divulgação/SLU

Decoração natalina feita com materiais recicláveis, é a atração que o Museu da Limpeza Urbana oferece aos visitantes. São bonecos de neve, árvores de Natal, presépio e outros itens elaborados com todo tipo de resíduos, como copos plásticos, papelão, restos de pano e garrafas pet.

Toda a decoração foi preparada por servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e por meio de doações das cooperativas de catadores. Entre os destaques, há uma árvore construída com garrafas pet, doada pela cooperativa Recicle a Vida, e as guirlandas elaboradas pelas equipes das cooperativas R3 e Recicla Mais Brasil.

Desde a inauguração de seu formato itinerante, em agosto, quando foi instalado no Venâncio Shopping, o Museu da Limpeza Urbana já recebeu quase 4 mil visitantes. Anteriormente, o local funcionava de forma permanente ao lado da Usina do P Sul, em Ceilândia. Mas a distância dificultava o acesso da população ao local.

“Trouxemos parte do acervo para este novo espaço, e a ideia é que ele seja apresentado de forma itinerante em outros locais. É um local de educação ambiental também. As peças antigas trazem uma reflexão sobre o descarte correto de resíduos e também sobre a vida útil dos produtos”, explica o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

Além das peças encontradas no lixo, há espaço para apresentar novos equipamentos e tecnologias utilizados na limpeza urbana do DF, como os papa-lixos, papa-entulhos e papa-recicláveis. Também é possível conhecer uniformes dos garis usados ao longo dos anos, telefones e celulares antigos, quadros e fotografias das décadas de 1980 e 1990 com vários equipamentos de limpeza da época.

O Museu da Limpeza Urbana fica no andar térreo do Venâncio Shopping, ao lado da praça de alimentação. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada gratuita.