Museu de Arte de Brasília apresenta mostra mobiliária de Sergio Rodrigues – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Museu de Arte de Brasília apresenta mostra mobiliária de Sergio Rodrigues

Os amantes da arquitetura podem conferir até 31 de março a exposição

Foto: Divulgação

O Museu de Arte de Brasília (MAB) é palco da mostra “Sergio Rodrigues e o Mobiliário Moderno da Universidade de Brasília”. Os amantes da arquitetura podem conferir até 31 de março a exposição que conta com um dos acervos de um profissional que ganhou notoriedade mundial ao acreditar que os móveis deveriam refletir a cultura de sua origem.

Com o auge de sua carreira nos anos 50 e 60, Sergio trabalhou com design de móveis de acordo com o modernismo no Brasil, trazendo a identidade brasileira para seus projetos tanto nos desenhos, quanto nos materiais tradicionais, como couro, palhinha e madeira, exaltando a cultura brasileira e indígena.

Contemporâneo de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, o seu mobiliário foi utilizado em larga escala na construção da capital federal. Ao todo, a mostra conta com quatro poltronas da UnB, assim como a linha do tempo e a especificação de cada peça, conforme a época da criação.

Foto: Divulgação

A mostra exposta do MAB induz ao visitante uma reflexão sobre o mobiliário projetado para os edifícios da UnB, visando à sua preservação, e dando o devido valor como participante do conjunto que forma o ambiente da universidade.

Para a produtora executiva da mostra, Erika Albuquerque, trabalhar com assuntos que envolvam o legado de Sergio Rodrigues é mergulhar no que há de mais sofisticado e genuíno do design brasileiro.

“Coletar suas obras e reavivar parte de sua trajetória para conhecimento ou reencontro do público, é manter e perpetuar a memória de nosso patrimônio material e cultural, valorizando nossa história, nossas referências nacionais, e, também, direcionar a atenção dos mantenedores à sua preservação”, afirma Erika.

Serviço:

Exposição: Mobiliário de Sergio Rodrigues para a Universidade de Brasília
Onde: Museu de Arte de Brasília
Data: até 31 de março
Entrada: Franca