Samambaia recebe peça teatral gratuita a partir desta sexta-feira (20) – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Samambaia recebe peça teatral gratuita a partir desta sexta-feira (20)

Serão seis sessões, de sexta a domingo, até o dia 29 deste mês, sempre às 20h

Foto: Divulgação/Diego Bresani

Em um palco aberto, convertido em sala de ensaios, três profissionais da teledramaturgia convidam o público a conhecer o processo de criação artística. A cena faz parte do espetáculo “Desmonte – Construção Exposta”, em cartaz a partir desta sexta (20/01) no Complexo Cultural de Samambaia. Serão seis sessões, de sexta a domingo, até o dia 29 deste mês, sempre às 20h. A entrada é gratuita.

Cada passo da construção teledramatúrgica é mostrado horizontalmente por três profissionais do teatro: a atriz e idealizadora do projeto Maria Eugênia Félix, o diretor e também idealizador Jonathan Andrade e o intérprete Rodrigo Lélis, que também atua como iluminador. A encenação comemora o aniversário de 18 anos do coletivo de teatro Grupo Sutil Ato.

“São três criadores desmontando os seus corpos, os seus ofícios, as suas trajetórias, a maneira como criam, o entendimento de teatro, a ideia de cidadania, em uma encenação, ao vivo, diante do público”, explica Félix. “Estaremos abertos ao instante e a escutar o público. É uma possibilidade de entender a criação com um caminho de ser mais honesto em presença e troca”.

Pandemia

O projeto teve como ponto de partida o retorno presencial dos encontros do grupo, após o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Para Andrade, o período causou um impacto profundo na comunidade artística. “Quando o projeto foi escrito, estávamos no apogeu da solidão, no afastamento dos nossos ofícios e das nossas vocações, porque, para nós, a arte é poética de existência, não mero entretenimento”, observa o diretor.

O espetáculo recebeu recursos de R$ 40 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). “Ter esse patrocínio é a possibilidade de a gente poder existir e do país continuar produzindo memória, subjetividade e revolução”, avalia Andrade.

“O que fazemos como artista é muito mais do que oferecer programação; estamos gerando mais autenticidade para quem consome cultura, mais cidadania, mais enraizamento coletivo, um olhar reflexivo sobre a vida como um todo”.

Serviço

  • Data: sempre de sexta a domingo, nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29, às 20h
  • Local: Complexo Cultural de Samambaia – Quadra 301, Conjunto 5, Lote 1
    *Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados na bilheteria até 30 minutos antes de começar o espetáculo.