The Flash: DF recebe encontro de grafiteiras e tatuadoras neste fim de semana – Mais Brasília
Do Mais Brasília

The Flash: DF recebe encontro de grafiteiras e tatuadoras neste fim de semana

Projeto pretende alavancar a ocupação pelas mulheres artistas, grafiteiras e tatuadoras no cenário cultural local

Foto: Divulgação

De 27 a 29 de maio, o Encontro de Grafiteiras e Tatuadoras no Distrito Federal, The Flash, acontece, a partir das 19h, no espaço Infinu, na W3 Sul. O projeto pretende alavancar a ocupação pelas mulheres artistas, grafiteiras e tatuadoras no cenário cultural local, além de revitalizar uma das avenidas mais emblemáticas da cidade com seis murais de grafite. O evento proporciona ainda um fim de semana com atividades diversas: flash day tattoo, flash piercer, feira de produtos, roda de conversa, música e feira de arte.

Maiene Horbylon, coordenadora geral, compartilha sua perspectiva sobre a iniciativa: “é gratificante realizar esse projeto com um time predominantemente feminino. Nossa intenção é deixar a história de Brasília marcada a partir de agora, para os próximos 60 anos que virão, com essa perspectiva da mulher. Contaremos essa nova história com painéis, conversas, negócios, arte e cultura”.

Segundo a coordenadora do projeto, a ideia é que o encontro passe a ser anual, baseado no grafite e na tatuagem, mas já estão ampliando para outras possibilidades como música, piercing, atendimento à mulher, entre outros.

Pioneirismo e protagonismo feminino

A proposta é pioneira no Distrito Federal. É a primeira vez que a cidade recebe um encontro de artistas que desenvolvem seus trabalhos estéticos tanto para o suporte da pele quanto para o suporte das paredes urbanas.

Para abrir mais espaço à mulher, dentro de um mercado cultural hegemonicamente centrado na presença masculina. Tuane Ferreira, artista urbana e muralista, conta um pouco de como entende o encontro:

“Por meio deste convite, tive a oportunidade de conhecer outras mulheres artistas, outras histórias femininas e de fazer parte desse importante momento da W3 Sul. O encontro é de grande importância, não só pela questão visual, mas também pela arte democrática e acessível, como é o caso dos murais urbanos. Meu trabalho baseia-se nessa ideia de levar arte a todos, então, fico feliz de participar desse que é um marco na arte do Distrito Federal”, disse.

Serviço:

The Flash – Encontro de Grafiteiras e Tatuadoras no DF
Endereço: Infinu – CRS 506 Bloco A Loja 67, Asa Sul
Mais informações: https://www.instagram.com/theflash.tattoo/

Confira a programação:

Sexta-feira (27/5)

  • 19h – Atendimento pró-mulher: @asjusticeiras;
  • 19h – Celebração de abertura com #música: Dj Maiê + As Fulô do Cerrado + Emília Monteiro.

Sábado (28/5)

  • 11h – Abertura oficial do evento;
  • 11h – Flash Day Tattoo: com Carneiro Ink, Gabriela Scotti, Olivia Rua, Sabry Tattoo, Letícia Pantera, I love My Toy, Fernanda Povill, Bruna Lobo, Windy Moon e Maire Something;
  • 11h – Flash Piercer: com Tit Space Oddity e Morphina Body Piercer.
  • 11h – Feira de arte: com Nirvana Santos, Yasmin Hassegawa, Nicole Maia, Azular Lua, RB Studio de Beleza, Ju Serejo, Manu Dib, Elza Muzi, Scorpia Grafitti, Theo e Zonzo Escapes.
  • 16h – Música: Craudi + Craudi In Concert, Dj Paula Torelly e Isadora Rapina;
  • 16h – Roda de conversa: A trajetória artística para a Mulher Empreendedora com Larovski (GO) e Concha de Vênus;
  • 17h – Roda de conversa: com Beatriz Guimarães (Câmara Mulher Empreendedora), Tuane Ferreira (SC), Virginia Guimarães e Ka Libre Tattoo;
  • 23h – Festa Pequila.

Domingo (29/5)

  • 11h – Flash Piercer: com Tit Space Oddity e Morphina Body Piercer.
  • 11h – Feira de arte: com Raquel Dama, Arte Por Paloma, Theo, Casa Abya Yala, Olivia Rua, RB Studio de Beleza, Tatua Tainha, Scorpia Grafitti.
  • 11h – Flash Day Tattoo: com Ka Libre Tattoo, Amanda Fish, Concha de Vênus, Fernanda Povill, Jessi Tatuadora, Amanda Owls, Sabry Tattoo, Carneiro Ink, Bruna Lobo, Windy Moon e Nina D`Albe;
  • 16h – Roda de conversa: Histórias desastrosas que todo mundo já viveu por Beatriz Luca;
  • 17h – Roda de conversa: o programa de investigação, desenvolvimento e curadoria de artistas negres do DF e a exposição Pixar, com Cinthia Santos e A Pilastra.