Mateus Solano faz médico machista em nova novela, ator afirma ter referências sobre papel – Mais Brasília
FolhaPress

Mateus Solano faz médico machista em nova novela, ator afirma ter referências sobre papel

Ator interpreta Guilherme em "Quanto Mais Vida, Melhor!", nova novela das 19h da Globo

Foto: Fabio Rocha/Globo

Mateus Solano, 40, interpreta o médico Guilherme em “Quanto Mais Vida, Melhor!”, nova novela das 19h da Globo, que estreia no dia 22 de novembro. O ator define o personagem como um “homem mimado desde sempre pela mãe”, que cresceu cercado de muitos privilégios e se tornou “controlador, arrogante e machista”.

Na trama de Mauro Wilson, Guilherme é apontado como o melhor cirurgião cardíaco da América Latina e se orgulha de nunca ter perdido um paciente em sua mesa de cirurgia. Ele é dono da clínica Monteiro Bragança, referência quando o assunto é doença cardíaca. Questionado sobre as suas inspirações para fazer o papel, Solano diz que o médico é um homem bastante comum.

“Cisgênero, branco, poderoso… portanto, tenho muitas referências”, diz. Para ele, mais importante durante a sua composição para interpretar o médico foi ter assistido a uma cirurgia de verdade. “Pude entender um pouco mais sobre o que pode se passar na cabeça e no coração de quem tem a vida de seres humanos nas mãos todos os dias.”

Logo já no início da história, o público sabe que Guilherme está em crise no casamento com a ex-modelo internacional Rose (Bárbara Colen). O casal e o filho adolescente, Antônio (Matheus Abreu), moram na mansão dos pais do médico, Daniel (Tatu Gabu Mendes) e Celina (Ana Lucia Torre).

É justamente esse convívio familiar que está provocando problemas no relacionamento dos dois, especialmente a interferência de Celina, que não mede esforços para infernizar a vida da nora. “E Guilherme é um homem extremamente controlador, que quer a mulher ao seu lado, como um bibelô, mas Rose não está mais disposta a desempenhar esse papel”, adianta Mateus Solano.

A relação do médico com o filho também não é das melhores, mas o personagem não tem consciência disso, segundo o ator. “Guilherme é uma pessoa que pensa que o dinheiro resolve tudo, portanto, não se enxerga como um mau pai.”

É a partir do encontro com a Morte (interpretada pela atriz A Maia) que o médico vai rever a forma como lida com a família, acrescenta Solano. Na história, ele vai sofrer um acidente aéreo ao lado dos outros protagonistas: Paula Terrare (Giovanna Antonelli), Neném (Vladimir Brichta) e Flávia (Valentina Herszage).

Os quatro vão morrer na ocasião, mas receberão da Morte mais uma chance na Terra, sabendo que um deles irá de fato morrer dali a um ano, o que os faz ressignificar suas vidas.

Na história, Guilherme tem um lado musical também: ele canta e toca piano, o que para Mateus Solano foi uma alegria e uma oportunidade de mostrar ao público os seus dotes nesta área: o ator vai tocar piano de verdade.

“Sempre tive uma relação muito intensa e profunda com a música. Toco piano há dois anos e meio e pude tocar de verdade em algumas cenas”, conclui.

Por Karina Matias