FolhaPress

Nigeriano é 1º membro de delegação olímpica hospitalizado por Covid no Japão, diz TV

O integrante do time da Nigéria, cujo nome não foi divulgado, teve teste positivo para a doença na noite de quinta-feira (15), na chegada ao país asiático

olimpíada
Foto: Reprodução

Um nigeriano, 60, se tornou o primeiro membro de uma delegação nacional hospitalizado no Japão por causa da Covid-19. A informação foi divulgada pela TV Asahi, do Japão. Tóquio, cidade-sede da Olimpíada, está em estado de emergência na tentativa de conter a expansão de infecções pelo coronavírus.

O integrante do time da Nigéria, cujo nome não foi divulgado, teve teste positivo para a doença na noite de quinta-feira (15), na chegada ao país asiático. Ele apresentou sintomas leves, mas foi hospitalizado por causa da idade e de condições de saúde pré-existentes.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) prometeu Jogos “seguros”. Thomas Bach, presidente da entidade, afirmou nesta semana que a Olimpíada não é a culpada pelo aumento de infectados no Japão.

Às vésperas do início da Olimpíada, cuja cerimônia de abertura será no dia 23, as infecções no Japão aumentam. Segundo a Universidade Johns Hopkins, na quinta-feira (16), houve mais um aumento. Foram 3.420 novos infectados, o que dá uma média móvel (média dos últimos sete dias) de 2.472 casos de Covid-19. O número de contaminados, aliás, vem crescendo há 16 dias. Em Tóquio, esse índice aumenta há 26 dias.

A porcentagem de vacinados no país, por outro lado, tem crescido bastante. Segundo o site Our World In Data, o índice de imunizados chegou a 20,4% na última quinta-feira (15). Outros 32,4% da população do país tomou ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Vários casos surgiram na última quinta-feira. O tenista Alex Minaur, da Austrália, foi infectado antes da viagem ao Japão e viu o sonho olímpico ser adiado. Bradley Beal, armador do Washington Wizards, foi outro infectado. Ele iniciou o protocolo de isolamento no campo de treinamento da USA Basketball, em Las Vegas, e está fora dos Jogos.