Petrovic pede demissão da seleção brasileira masculina de basquete – Mais Brasília
FolhaPress

Petrovic pede demissão da seleção brasileira masculina de basquete

Justificativa oficial é que ele optou por seguir trabalhando apenas no clube da Itália

Aleksandar Petrovic
Foto: Reprodução

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta segunda-feira (13/9) que Aleksandar Petrovic pediu demissão do cargo de treinador da seleção brasileira masculina. A justificativa oficial é que ele optou por seguir trabalhando apenas no clube, o Pesaro, da Itália, com o qual a CBB o incentivava a acertar.

“Há dois meses, Petrovic assumiu o Pesaro e, neste momento, após reflexão, definiu por seguir exclusivamente com a equipe italiana, uma decisão respeitada pela CBB”, justificou a CBB, que agradeceu o técnico pelos serviços.

Em julho, a CBB via com bons olhos a ideia de Petrovic, que desde 2018 se dedicava exclusivamente à seleção brasileira, trabalhar também em um clube. Em nota na época, a CBB disse que a ideia era “interessante do ponto de vista técnico”. “Assim como os atletas treinam todos os dias, ter um treinador trabalhando diariamente em um clube é bom para ele e para o basquete brasileiro”, disse a entidade na ocasião.

Naquela época, Petrovic também falava em ter dois empregos. “O meu desejo é continuar a ver a seleção nacional, mas também envolver-me no ritmo diário dos treinos”, escreveu no Twitter, em português. Ele também havia indicado que queria levar dois jogadores com ele para a Itália: Leo Demétrio e Bruno Caboclo, mas só conseguiu o primeiro. O segundo fechou com o São Paulo.

Petrovic falhou nas duas competições mais importantes em que treinou a seleção. Com ele o Brasil foi só 13º no Mundial de 2019 e, já este ano, não conseguiu classificação para a Olimpíada, perdendo para a Alemanha no jogo decisivo do Pré-Olímpico.

Por Demétrio Vecchioli