Bielorrússia quer integrar o BRICS, anuncia embaixador Sergey Lukashevich – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Bielorrússia quer integrar o BRICS, anuncia embaixador Sergey Lukashevich

O evento fez parte das comemorações do 105º aniversário do serviço diplomático moderno de Belarus, que acontece no ano de 2024

Foto: Divulgação

A Bielorrússia (ou Belarus), país do Leste Europeu, deseja integrar a BRICS, grupo econômico formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. A informação foi divulgada nessa sexta-feira (26), pelo embaixador Sergey Lukashevich, durante evento para a imprensa, na sede da embaixada de Belarus, em Brasília. O evento fez parte das comemorações do 105º aniversário do serviço diplomático moderno de Belarus, que acontece no ano de 2024.

Na ocasião, o embaixador destacou, entre outras questões diplomáticas e econômicas, o interesse de Belarus em fazer parte do BRICS.

Segundo Lukashevich, o o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República de Belarus está trabalhando na adesão do país à Associação como membro pleno, bem como na participação do lado belarusso nos eventos do BRICS (“BRICS Outreach” e “BRICS Plus”).

“Belarus está interessada em desenvolver a cooperação com o Brasil não apenas no âmbito bilateral, mas também no âmbito do BRICS.”

Ainda sobre integrar a BRICS, o embaixador citou que, em 16 de maio de 2023, o presidente da República de Belarus, Alexandr Lukashenko, enviou uma mensagem aos chefes dos Estados membros do BRICS com a solicitação do lado belarusso para ingressar no BRICS. Belarus juntou-se ao grupo de países que enviaram solicitações antes da definição dos princípios de expansão do BRICS.

 

Sobre os resultados selecionados da cooperação entre Belarus e o Brasil em 2023

O volume de negócios entre os dois países totalizou US$ 378,6 milhões em 2023. Fertilizantes de potássio e nitrogênio, inseticidas e herbicidas formaram a base das exportações de Belarus. As exportações brasileiras foram baseadas em produtos agrícolas.

Belarus forneceu 1,1 milhão de toneladas de fertilizantes de potássio para o Brasil, ocupando 7,7% do mercado brasileiro, quase o dobro do que em 2022. Os especialistas preveem que, em 2024, Belarus voltará a ser um dos três principais fornecedores de potássio para o setor agrícola no Brasil.

Em 28 de junho de 2023, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conheceu as amostras da exposição de tratores belarussos para agricultores privados no lançamento do Plano Safra 2023/24, em Brasília.

Em 11 de julho de 2023, o embaixador de Belarus, Sergey Lukashevich, reuniu-se com o Vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, para confirmar o desejo de cooperação industrial entre as empresas dos dois países, discutir o fornecimento de fertilizantes à base de potássio para a agricultura brasileira e a participação prospectiva de Belarus em projetos econômicos do governo brasileiro.

Outro ponto importante a destacar é o de que brasileiros não precisam de visto para entrar em Belarus, porque o país tem um regime de isenção de visto com todos os cinco países vizinhos, bem como com o Brasil.

“Desde o início dessa iniciativa, o número total de pessoas que visitaram nosso país usando o regime de isenção de visto já se aproxima de 800 mil. E isso apesar de todos os obstáculos e restrições das lideranças da Lituânia, Letônia e Polônia, bem como das dificuldades na fronteira – passagens de fronteira fechadas pelos vizinhos ocidentais de Belarus e dissuasão artificial do controle de fronteira. Havia, há e continua havendo interesse”, destacou o diplomata.

O regime de isenção de visto deveria expirar em 2023. No entanto, desde setembro, as autoridades belarussas começaram a receber mensagens de diásporas e cidadãos comuns que vivem em países vizinhos solicitando a prorrogação do regime de isenção de visto para entrada no país, e o regime de isenção de vistos foi prorrogado. B