Covid atinge 800 passageiros e força cruzeiro a atracar na Austrália – Mais Brasília
FolhaPress

Covid atinge 800 passageiros e força cruzeiro a atracar na Austrália

Todos os infectados estão com sintomas leves de Covid

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Um navio com ao menos 800 passageiros infectados pelo coronavírus atracou em Sydney, na Austrália, nesta sábado (12), despertando preocupação entre os moradores da cidade.

De acordo com informações da empresa Carnival Australia, dona do cruzeiro Majestic Princess, todos os infectados estão com sintomas leves de Covid. Ao todo, a embarcação teria 4.600 pessoas.

Autoridades do estado de Nova Gales do Sul, o mais populoso do país, classificaram o nível de risco de um novo surto da doença como 3, considerado alto, mas buscaram tranquilizar moradores afirmando que já aprenderam a melhor maneira de lidar com casos do tipo.

O episódio lembra caso semelhante de março 2020, no início da pandemia, quando o navio Ruby Princess atracou duas vezes em Sydney com um surto do vírus. Inquérito mostrou que, ao todo, 914 pessoas foram infectadas e outras 28 morreram.

A ministra do Interior australiana, Clare O’Neil, afirmou que autoridades criaram protocolos após o caso e que assumiriam a coordenação da tarefa de retirar os passageiros do Majestic Princess.

A Carnival Australia disse que os infectados estão isolados a bordo e recebendo atendimento médico. Já a agência governamental de saúde de Nova Gales do Sul afirmou estar trabalhando com a equipe do navio para monitorar a saúde dos passageiros e da tripulação.

O surto ocorre quando os casos de Covid aumentam em toda a Austrália, resultado da transmissão comunitária da subvariante XBB da ômicron, disse o governo federal nesta semana.

Nesta sexta-feira (11), segundo informações da rede australiana ABC, autoridades disseram que mais de 54 mil novos casos de Covid foram reportados no país ao longo dos sete dias anteriores. A cifra representa aumento de 47,3% em relação à semana anterior.

A tendência nacional é replicada nos estados. Em Nova Gales do Sul, onde o navio está atracado, 19,8 mil casos haviam sido relatados nos sete dias anteriores até a tarde de quinta-feira (10), 7.300 a mais que o mesmo período da semana anterior.