Fotos de urso polar, tartaruga e pássaros vencem concurso de vida selvagem – Mais Brasília
FolhaPress

Fotos de urso polar, tartaruga e pássaros vencem concurso de vida selvagem

Imagens foram as mais votadas pelo público no prêmio Wildlife Photographer of the Year

Um urso polar adormecido no topo de um iceberg. Ao fundo o mar e o céu nublado. O registro feito por Nima Sarikhani foi o mais votado do prêmio Wildlife Photographer of the Year - Wildlife Photographer of the Year

A foto de um urso polar adormecido sobre um iceberg foi vencedora do prêmio Wildlife Photographer of the Year, do Museu de História Natural de Londres. O registro foi feito pela fotógrafa amadora britânica Nima Sarikhani, na Noruega.

“Embora as alterações climáticas sejam o maior desafio que enfrentamos, espero que esta fotografia também inspire esperança. Ainda há tempo para consertar a bagunça que causamos”, disse Sarikhani.

Para Douglas Gurr, diretor do museu, o clique é “comovente” e “de tirar o fôlego”. “A imagem é um lembrete claro do vínculo entre um animal e seu habitat e serve como uma representação visual dos impactos prejudiciais do aquecimento climático”, afirma em comunicado à imprensa.

Cerca de 50 mil fotos foram inscritas no prêmio, mas apenas 25 foram selecionadas para participar da votação popular. A campeã, nomeada “Ice Bed” (“cama de gelo”, em português), recebeu 75 mil votos —um recorde, segundo a organização do prêmio.

Entre as finalistas, estão “The Happy Turtle”, de Tzahi Finkelstein, “Starling Murmuration”, de Daniel Dencescu, “Shared Parenting”, de Mark Boyd e “Aurora Jellies”, de Audun Rikardsen (em tradução, “a tartaruga feliz”, “murmúrio dos estorninhos”, “parentalidade compartilhada” e “águas-vivas da aurora”, respectivamente).

As cinco imagens estarão em exposição no museu até 30 de junho.