Loteria vira caso de polícia ao sortear múltiplos de 9 e ter 433 vencedores – Mais Brasília
FolhaPress

Loteria vira caso de polícia ao sortear múltiplos de 9 e ter 433 vencedores

De acordo com a BBC, o ocorrido levantou dúvidas por seguir um padrão

Foto: Divulgação

Após 433 pessoas acertarem na loteria “Grand Lotto”, no último sábado (1), a polícia das Filipinas abriu uma investigação para apurar o caso. O prêmio do sorteio era de 236 milhões de pesos filipinos (cerca de R$ 20,8 milhões).

De acordo com a BBC, o ocorrido levantou dúvidas por seguir um padrão: todos os números sorteados eram múltiplos de nove – 9-45-36-27-18-54.

Apesar de um acaso poder acontecer matematicamente, um especialista consultado pelo veículo britânico apontou que qualquer padrão de números que formasse uma série vencedora seria “raro para qualquer loteria única”.

A Grand Lotto funciona de forma semelhante à Mega-Sena brasileira: para vencer o prêmio máximo, o apostador precisa acertar seis números – no caso filipino, eles vão de 1 a 55.

Segundo o The New York Times, filipinos têm acusado a companhia estatal responsável pela loteria de fraude, o que foi negado pelos diretores.

“Esses jogos de loteria são autorizados pela República das Filipinas. Portanto, precisamos manter e proteger a integridade desses jogos de azar”, disse Koko Pimentel, líder da minoria no Senado das Filipinas.

Melquiades Robles, um dos gerentes da Philippine Charity Sweepstakes Office, responsável pela loteria, saiu em defesa dos vencedores: “Até aqui, o que aconteceu é apenas um evento ordinário, com a exceção de termos muitos vencedores. Tudo pode ser explicado, não vemos nada de errado aqui”, disse ele

Mesmo com a suspeita, os vencedores do sorteio já começaram a se apresentar para retirar o prêmio, enquanto o caso é apurado pelas autoridades locais.

Cada vencedor ficou com uma fatia de 545 mil pesos filipinos, pouco mais de R$ 46 mil.