Bolsonaro inaugura templo evangélico em BH, vê sessão de cura e ouve pedido de jejum até eleição – Mais Brasília
FolhaPress

Bolsonaro inaugura templo evangélico em BH, vê sessão de cura e ouve pedido de jejum até eleição

O apóstolo e sua equipe também repetiram em alguns momentos os mantras de Bolsonaro

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta quarta (12), em Belo Horizonte (MG), da inauguração de um templo da igreja evangélica Mundial do Poder de Deus, do apóstolo Valdemiro Santiago.

Junto ao governador reeleito Romeu Zema (Novo), o mandatário acompanhou uma sessão de cura e ouviu Valdemiro pedir jejum de 12 horas até o dia da eleição pela “nação, pelo presidente e pela primeira-dama”.

O apóstolo e sua equipe também repetiram em alguns momentos os mantras de Bolsonaro durante a sua campanha, com celebração do desempenho econômico do atual governo e críticas à esquerda.

Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, é visto como crucial para levar o segundo turno. O presidente foi derrotado na primeira volta no estado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —48,3% a 43,6%.

Bolsonaro discursou em um carro de som montado do lado de fora do templo. Aos evangélicos repetiu o discurso de que o Brasil teve êxito no combate à pandemia de Covid-19 —o país acumula, até agora, quase 687 mil mortes devido à doença, atrás apenas dos EUA— e defendeu uma pauta conservadora.

O presidente exaltou que o Brasil é um país majoritariamente cristão, mas que respeita todas as religiões.

“Um país abençoado e que vive em liberdade. E nós, além das questões materiais, temos as espirituais. Aqui nós somos 90% de cristãos, mas respeitamos todas as religiões, bem como aqueles que não têm religião nenhuma. Porque respeitamos a liberdade do nosso povo”, afirmou o chefe do Executivo.

Desta vez, o presidente não fez ataques ao Supremo e a Lula. A única menção ao rival foi ao afirmar que ele é a favor da legalização das drogas —o plano de governo do petista, porém, não prevê essa medida.

“Não admitimos certas posições, [como] aquelas que querem desgastar os valores familiares. Para nós, a família é um presente de Deus e devemos preservá-la. Não discutimos a questão da ideologia de gênero. Vocês sabem que o maior patrimônio não são nossos bens materiais, são os nossos filhos. Não queremos uma filha nossa indo no banheiro na escola onde um moleque homem também frequenta”, disse ele.

Alvo de ataques do presidente, os sanitários criados com o objetivo, entre outros, de acolher a população trans viraram alvo de fake news. Elas diziam que Lula implantaria a iniciativa em escolas de educação infantil. Na semana passada, a campanha do petista publicou em seu site um texto para negar que ele tem essa intenção. No dia 8, a campanha foi além e divulgou: “Lula é a favor de banheiros separados”.

Bolsonaro aposta em seu crescimento em Minas Gerais para conseguir vencer o segundo turno das eleições. Por isso, esse deverá ser o estado mais visitado até a votação, no próximo dia 30.

Neste sábado (12), o mandatário encontrou um ambiente amigável, onde os religiosos repetiram falas que ele vem empregando em sua campanha. A inauguração do templo foi anunciada pela igreja nas redes sociais, mas os comunicados não falavam da presença de Bolsonaro ou de Zema.

Houve quem reclamasse da presença do candidato. “Se eu soubesse que era para alguém fazer campanha não teria vindo”, comentou uma frequentadora da igreja que não conseguiu entrar no templo.

“Eu peço a deus que ilumine cada um de vocês no próximo dia 30 de outubro para bem decidir quem vai comandar o nosso Brasil. Se estamos dando certo até o momento, eu peço humildemente a vocês essa oportunidade de, ao lado do governador Zema, governarmos Minas Gerais e o nosso Brasil”, afirmou ao término de sua fala.

Antes de discursar, o presidente acompanhou uma sessão de cura de fieis. Após uma oração em silêncio, o apóstolo Valdemiro questionou quem sofria de algum mal e estava curado. Então surgiram vários relatos de gargantas inflamadas curadas, joelhos que deixaram de ficar doloridos e até de um paralítico que saiu caminhando.

Bolsonaro depois visitou a parte interior do templo, ao lado de Zema e Valdemiro. O pastor então pediu um jejum de 12 horas por dia e que os fieis fizessem orações às 3h pela nação e pelo presidente, até o dia 30 de outubro, data do segundo turno.

Um integrante da igreja também leu pelo celular um relato de venezuelano que falava dos problemas sociais em Caracas, que teriam sido causados pelo “comunismo”. A mensagem é exatamente na linha do que Bolsonaro repete em suas falas de que a ascensão de governos da esquerda, citando especificamente o de Nicolás Maduro, resulta em graves problemas econômicos e sociais.

Valdemiro também citou que o Brasil registra atualmente queda na inflação, informação sempre presente nas falas de Bolsonaro.

O presidente segue na parte da tarde para o Santuário Nacional de Aparecida (SP), para participar dos atos religiosos no feriado de Nossa Senhora Aparecida.